Alguns estabelecimentos comerciais localizados na região central do município de Arapiraca, no Agreste de Alagoas, abriram as portas, na manhã deste sábado (21), descumprindo, assim, o decreto governamental que suspende as atividades destes negócios pelo período de 10 dias em todo do Estado. Militares do 3º Batalhão precisaram intervir para que a regra fosse cumprida.

A medida de isolamento social faz parte das ações de enfrentamento ao novo coronavírus e começou a valer a partir da 0h. A última atualização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) apontou que Alagoas tem seis casos confirmados da doença e 53 em investigação. Outros 38 foram descartados pelo laboratório.

De acordo com a supervisão do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), lojas de roupas, móveis, lanchonetes e alguns bares ignoraram o decreto. Os militares foram até estes estabelecimentos, conversaram com os funcionários e os proprietários fecharam as portas imediatamente.

Boa parte dos que abriram as lojas disse aos policiais que desconhecia detalhes da medida ou tinha dúvidas. Uma delas era se as lojas de conveniências dos postos de combustíveis estavam autorizadas a funcionar. Como estes estabelecimentos se enquadram no ramo das lanchonetes, devem permanecer fechadas neste período.

A PM informa que foi orientada pelo comando da corporação e pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) para atuar na fiscalização do cumprimento do decreto do governador Renan Filho (MDB). Durante o período de isolamento, os policiais estarão nas ruas, assim como os guardas municipais.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com