width=

Como medida de prevenção, controle e combate ao contágio do novo coronavírus, a Polícia Civil (PC) limitou o atendimento presencial nos postos, unidades administrativas, delegacias de polícia, na Corregedoria e Delegacia Geral. Apenas alguns casos específicos podem ser atendidos nestes locais.

De acordo com portaria publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), o atendimento presencial será obrigatório nos casos de homicídios, roubo seguido de morte, homicídio decorrente de oposição à intervenção policial, violência doméstica, violência contra criança e adolescente, casos em que possam ocorrer o perecimento da prova, demandando imediata intervenção policial, estupro, sequestro, cárcere privado, roubos de veículos e cargas, e autos de prisão em flagrante.

Esta atenção ao público só deve acontecer quando observadas as condições de saúde e segurança do local. No entanto, os servidores não podem negar orientações a quem procurar estas unidades enquanto durar o período da quarentena.

Por outro lado, a portaria suspende as atividades de capacitação, treinamento ou de eventos coletivos realizados pela Polícia Civil que impliquem na aglomeração de pessoas; o atendimento ao público externo, quando puder ser prestado por meio eletrônico ou telefônico; a visitação a detentos, exceto por seus respectivos advogados; e a participação de servidores em eventos ou em viagens internacionais ou interestaduais.

Alguns serviços, conforme a Delegacia Geral, estarão disponíveis para a população, por meio do site www.delegaciainterativa.al.gov.br. Por este meio, pode-se registrar o Boletim de Ocorrência (BO), seja pelo computador ou aparelho de celular, para casos de roubo de celular, furto, perda ou extravio, como todos os tipos de crimes de roubo a transeuntes e, ainda, roubo a residências, dano, injúria, difamação, calúnia, acidente de trânsito (sem vítima), violação de domicílio, maus-tratos contra animais, desaparecimento de pessoas.

Por telefone, também é possível tirar dúvidas e fazer denúncias. Os contatos das delegacias e das unidades administrativas da Polícia Civil estão disponíveis no site da instituição.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com