ais de 100 famílias já foram cadastradas até esta quinta-feira (26), pela Secretaria de Assistência Social de Santana do Ipanema, depois da enchente provocada pela invasão das águas do Riacho Camoxinga, na noite da última quarta (25), no município sertanejo.

As localidades mais atingidas foram Baraúnas e Artur Moraes, onde dezenas de famílias perderam móveis, roupas, produtos alimentícios, entre outros utensílios domésticos. Devido à força da correnteza, as casas sofreram abalos em sua estrutura física.

Foi a segunda vez que o Riacho Camoxinga transbordou em menos de uma semana e pegou os moradores de surpresa.

A Defesa Civil e equipes do Corpo de Bombeiros do 9º Grupamento Militar de Santana do Ipanema estavam em alerta, por conta da elevação das águas do Rio Ipanema, depois que as comportas da Barragem de Ingazeira, em Pernambuco, foram abertas devido às fortes chuvas que estão caindo na região sertaneja entre os dois estados.

Segundo apurou a reportagem da Tribuna Independente, a enchente não provocou mortes, mas deixou um rastro de estragos e desolação por onde a correnteza passou. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social está realizando o cadastro, atendimentos e doações de roupas, água mineral e alimentos para as famílias atingidas pela enchente.

A Paróquia de Santana do Ipanema cedeu as instalações do Centro Bíblico para abrigar as famílias. Durante todo o dia desta quinta, as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros continuavam monitorando o nível das águas do Riacho Camoxinga, que deságua no Rio Ipanema.

MAIS CHUVAS

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) emitiu, na tarde desta quinta, um novo alerta sobre a situação do Rio Ipanema, no Sertão de Alagoas.

O monitoramento hidrometeorológico indicou que as chuvas que ocorreram nos últimos dias sobre a bacia hidrográfica do rio vão continuar impactando significativamente na elevação do seu nível e extravasamento da calha, afetando os municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e localidades às margens do rio. “O Ipanema atingiu a cota de 483cm, 40cm acima da cota de transbordamento. Diversos pontos dos municípios de Poço das Trincheiras e Santana do Ipanema sofrerão inundação nas áreas próximas aos leitos dos rios e adjacências, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem urbana.”

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa