Não choveu durante a noite, no Sertão de Alagoas, e o nível do Rio Ipanema baixou consideravelmente, reduzindo o risco de transbordo. É um alento para inúmeras famílias da região que perderam tudo ou estavam na iminência de enfrentar uma tragédia se as inundações permanecessem.

O meteorologista Vinicius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), informou que o nível do rio está em 412 cm, na manhã desta terça-feira (31), dentro da calha e abaixo da cota de transbordo. Ele revelou que as águas estão baixando constantemente, afastando o cenário caótico do fim de semana.

Para se ter uma ideia, na noite dessa segunda, o nível do Rio Ipanema estava em 550 cm, considerado bastante elevado. Durante o dia, ele chegou a atingir 890 cm, que correspondia a 445 cm acima da cota de transbordo.

Por este motivo, a ponte sobre o riacho Camoxinga, em Santana do Ipanema, foi interditada e permanecerá assim até que equipes técnicas da Defesa Civil avaliem a estrutura do equipamento, que apresentou diversas rachaduras.

A coordenação estadual da Defesa Civil informou que já solicitou ao Governo Federal o reconhecimento da situação de emergência no município. A papelada contendo o relatório com os danos causados pelo temporal foi encaminhado à União nessa segunda-feira. Somente após esta declaração, recursos podem ser enviados à Alagoas para reconstrução das áreas afetadas.

De acordo com o coronel Moisés de Melo, coordenador da Defesa Civil Estadual, uma campanha foi iniciada para arrecadação de donativos aos desabrigados e desalojados de Santana do Ipanema e outros municípios. A necessidade maior é de colchões, lençóis e produtos de higiene pessoal.

Estes materiais podem ser entregues na sede do órgão, no bairro do Farol, em Maceió, no horário das 7h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-2843.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Divulgação