O Ministério da Saúde mudou a orientação e passou a recomendar o uso de máscaras caseiras mesmo para quem não apresentar sintomas do novo coronavírus.

As máscaras caseiras funcionam como barreira para impedir a propagação do novo coronavírus, mas não protegem quem as usa de ser infectado. Usar a máscara é um ato educado para reduzir os riscos de contaminação dos outros, não o seu, principalmente sabendo-se que a covid-19 é assintomática na maior parte das pessoas e você pode estar infectando muita gente por aí sem perceber.

Para fazer uma máscara eficiente, é preciso que ela tenha duas camadas de pano e seja usada apenas por uma pessoa. O acessório pode ser feito em algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos que tenham sido higienizados da maneira correta. O ministério diz que podem ser usadas peças antigas para a confecção, como camisetas, calças antigas, cuecas ou cortinas.

O governo dos EUA também passou a recomendar que as pessoas cubram o rosto com tecidos ou máscaras caseiras. O incentivo ao uso de produtos caseiros busca garantir que não faltem máscaras médicas aos profissionais de saúde.

“O importante é que a máscara seja feita nas medidas corretas cobrindo totalmente a boca e nariz e que estejam bem ajustadas ao rosto, sem deixar espaços nas laterais”, afirma o Ministério.

Saiba se proteger e tire suas principais dúvidas sobre o novo coronavírus

O ideal é que cada morador da casa tenha pelo menos duas máscaras. Após usar por duas horas, é preciso trocar. Chegando em casa, lave a usada com água sanitária ou sabão, deixando de molho por 20 minutos.

O ministro Luiz Henrique Mandetta afirmou que as máscaras são eficientes e a produção não é cara. “Porque, agora, é lutar com as armas que a gente tem. Não adianta a gente lamentar que a China não está produzindo. Vamos ter que criar as nossas armas, e elas serão aquelas que nós tivermos”, afirmou.
Passo a passo para fazer uma máscara caseira:

1) Corte um pano em formato retangular, grande o suficiente para ser dobrado de forma que fique em duas camadas;

2) Dobre as laterais do retângulo e coloque um elástico em cada ponta;

3) Após colocar o elástico, basta encaixar a máscara no rosto, garantindo que boca e nariz estejam cobertos.

R7.COM

Pixabay