Mais uma vez, o Mercado da Produção registra uma grande concentração de pessoas que deixaram para adquirir os alimentos da Semana Santa na última hora, mesmo no período de quarentena em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Longas filas foram registradas no estabelecimento, no início da manhã desta sexta-feira (10).

A reportagem da TV Gazeta foi até o local e observou a grande movimentação de clientes no entorno do Mercado. Apesar disso, há um limite na entrada de pessoas no local, para evitar aglomeração em suas dependências, conforme planejamento da administração do Mercado.

A Polícia Militar (PM), inclusive, foi acionada para conter a movimentação no Mercado, que vai estar aberto até as 12h.

Em nota, a Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes) explicou que o movimento cresceu por causa da Semana Santa, mas esclareceu que tem agido para evitar a aglomeração de pessoas.

CONFIRA A NOTA NA ÍNTEGRA

A Secretaria de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária – Semtabes, tem especial cuidado em dar cumprimento às medidas de prevenção determinadas pelo Decreto Nº 8.864 de 06/04/2020, que objetivam minimizar os efeitos da pandemia do COVID-19 no âmbito do município de Maceió. Dentre essas medidas, estão o controle de acesso aos mercados públicos, importantes centros de abastecimento de mercadorias e gêneros alimentícios essenciais ao cotidiano das pessoas. Com o período da Semana Santa, o movimento nos mercados públicos já indica e exige maior atenção para evitar a aglomeração de pessoas que se dirigem aos centros de compras.

Dessa forma, a Diretoria de Abastecimento está implementando controles de acesso conforme as particularidades de cada mercado. Em mercados de instalações físicas menores, o controle de acesso de pessoas já acontece na entrada principal onde se define a capacidade que permita movimentação segura, que vai se renovando com a saída e entrada em igual número de clientes e frequentadores.

No Mercado da Produção, o maior de Alagoas, o controle de acesso já ocorrerá em perímetro mais ampliado através de barreiras físicas que disciplinam o fluxo de pessoas, que farão suas compras e sairão do prédio por outra via, também definida por disciplinadores.

Os serviços de comunicação dos mercados estarão periodicamente informando as medidas de prevenção ao COVID-19, destacando a necessidade da participação e compreensão de todos.

Além do controle de acesso para evitar aglomerações de pessoas, tem-se cuidado especial com a limpeza e desinfecção dos mercados públicos.

Por Jobison Barros com informações da TV Gazeta

FOTO: CAROL SANCHES/TV GAZETA