“Aviso! Morador existente”. É assim que moradores do Mutange, em Maceió tentam evitar a ação de criminosos em suas residências. Cerca de 20 casas que não serão desocupadas no bairro estão sendo alvo de invasões e roubos.

O líder comunitário do Mutange, Arnaldo Manoel denuncia a onda de crimes. Segundo ele, as casas têm sido invadidas mesmo com moradores ainda residindo. A saída encontrada foi colocar os “avisos” para tentar inibir as ações criminosas.

“Não existe nenhuma perspectiva se irão ou não sair e queremos denunciar isso. A bandidagem está se aproveitando disso, as pessoas estão colocando placas: aqui mora gente, aqui tem família. A Braskem que ocasionou tudo isso daí não está se importando”, diz liderança local.

No Mutange, algumas casas tiveram telhas roubadas, móveis, portas, mesmo com moradores ainda residindo. As famílias temem deixar o imóvel mesmo que por um período do dia e terem sido alvo das ações.

Esses imóveis não passaram por desocupação por estarem classificados em área de monitoramento, segundo a Defesa Civil de Maceió, como o processo está em evolução, é necessário que os imóveis passem por avaliação da junta técnica para identificar a necessidade ou não de desocupação e assim serem incluídos no Programa de Compensação Financeira e Apoio à Realocação da Braskem. No entanto, devido às medidas de prevenção ao Covid-19 as atividades foram suspensas e só serão retomadas após determinação dos governos estadual e municipal, o que inviabilizou a análise desses imóveis.

Em nota, a Braskem informou que vai implementar, ainda nesta semana, um programa de segurança patrimonial no bairro do Pinheiro e grandes equipamentos localizados no mapa de desocupação. O programa inclui ainda controle de pragas e registro de necessidades de ajustes na infraestrutura dos imóveis, como vazamentos de água e tamponamento. O programa do Pinheiro é complementar às ações de fiscalização comunitária já iniciadas nos bairros do Mutange, Bebedouro, Bom Parto e Gruta do Padre. Estas medidas são adicionais às ações de responsabilidade do município, como limpeza urbana, e dos órgãos responsáveis pela segurança pública”, diz a empresa.

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel

(Foto: Edilson Omena)