O volume de chuvas deve aumentar entre os meses de maio, junho e julho em todo o estado de Alagoas. A população deve ficar alerta aos avisos da Defesa Civil para possíveis situações mais problemáticas em áreas mais vulneráveis, como aconteceu em Santana do Ipanema.

Em uma videoconferência realizada pela Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), Vinícius Pinho, coordenador da Sala de Alerta, confirmou as previsões de que o próximo trimestre pode ser de chuvas intensas e afirmou que houve uma antecipação do período chuvoso no estado.

“Há uma previsão de chuva entre o normal e acima do normal, podendo acontecer com registro de precipitações um pouco mais intensas neste período entre maio e julho. Até agora, houve um registro de volume de chuva maior do que o esperado com uma antecipação deste período chuvoso”, contou.

Vinicius pediu, ainda, que a população se mantenha atenta aos informes das Defesas Civis municipais e estaduais que irão monitorar em todo o estado os riscos que este aumento no volume de chuvas pode trazer.

“Nós da Sala de Alerta estamos em constante contato com as Defesas Civis, repassando diariamente as previsões e avisos meteorológicos para estes órgãos. Então é preciso que a população se mantenha atenta aos informes das Defesas Civis dos seus município e da Defesa Civil Estadual, para evitar eventuais maiores problemas que podem ser causados pelo volume das chuvas”, disse Vinicius.

Com relação à situação das barragens em todo estado, afirmou-se durante a conferência, que, apesar do aumento das chuvas, não há risco de transbordo das barragens, em função das marcas de segurança que já preveem o aumento do nível das barragens, não incorrendo em riscos para a população.

Vinicius Pinho esclareceu, ainda, que os riscos de que aconteça uma nova enchente como a de 2010, que devastou cerca de 19 municípios no estado, com o transbordo dos principais rios, são bem menores atualmente, uma vez que, na ocasião, não se havia um monitoramento das bacias hidrográficas como o que já é colocado em prática atualmente e, que, considerando a ideia de que o estado de Alagoas passa por uma grande enchente a cada 10 anos, já se entende a que aconteceu em Santana do Ipanema como uma grande enchente.

Por Pâmela de Oliveira | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Reprodução Redes Sociais