O ex-governador Guilherme Palmeira, pai do prefeito Rui Palmeira, morreu, na manhã desta segunda-feira (4), aos 81 anos. A informação da morte foi confirmada pela Secretaria Municipal de Comunicação de Maceió (Secom). Detalhes sobre a causa do falecimento e do funeral serão divulgados por meio de nota.

Guilherme Palmeira foi prefeito de Maceió entre 1989 e 1990, senador por Alagoas (1983-1988, 1991-1999) e governador (1979-1982). No seu governo, nomeou Fernando Collor como prefeito de Maceió, no início da trajetória que levaria o atual senador a ser eleito presidente da República num espaço de 10 anos. Ele também era ministro aposentado do Tribunal de Contas da União (TCU).

Biografia

Era filho de Rui Soares Palmeira e Maria Gaby Gracindo. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Nacional de Direito, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi eleito deputado estadual pela ARENA, em 1966, 1970 e 1974, licenciado-se para ocupar a Secretaria de Indústria e Comércio no primeiro governo Divaldo Suruagy.

Indicado governador de Alagoas, em 1978, firmou um acordo para pacificar as correntes políticas arenistas, em especial a liderada pelo senador Arnon de Melo. Extinta a ARENA, Guilherme Palmeira ingressou no PDS e foi eleito senador, em 1982, derrotando Teotônio Vilela, um dos próceres pela redemocratização do Brasil.

Eleitor de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, em 1985, cerrou fileiras no PFL e foi eleito presidente nacional do partido, em 1986, condição cumulativa com a de candidato ao governo de Alagoas, sendo derrotado justamente por Fernando Collor. Disposto a recuperar seu capital político, foi eleito prefeito de Maceió, em 1988, mandato ao qual renunciou em 1990, quando foi eleito para o seu segundo mandato como senador.

Em 1994, foi indicado candidato a vice-presidente na chapa de Fernando Henrique Cardoso pela coligação União, Trabalho e Progresso, e permaneceu nessa condição até agosto daquele ano.

Candidato à reeleição, em 1998, perdeu a vaga no Senado Federal para a candidata do PT Heloísa Helena e, após tal revés, foi indicado ministro do Tribunal de Contas da União, onde chegou ao cargo de vice-presidente, aposentando-se em 2008.

Guilherme Palmeira era irmão de Vladimir Palmeira, destacado líder estudantil e férreo opositor do Regime Militar de 1964, e que foi eleito deputado federal pelo PT do Rio de Janeiro, em 1986 e 1990. Também era primo do atual secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Rui Palmeira