A partir de agora, a população alagoana pode ter acesso aos dados atualizados da situação do coronavírus (Covid-19) pelos bairros dos municípios de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. As informações estão sendo divulgadas pelo Governo do Estado no Painel Covid-19 em Alagoas, disponível no site Alagoas Contra o Coronavírus ou no portal Alagoas em Dados e Informações.

Na plataforma, além dos dados por bairros, é possível ter acesso ao número de casos e de óbitos a nível de município, aos confirmados a cada 100 mil habitantes e a uma série histórica com um breve perfil dos pacientes. A população pode, ainda, por meio do painel, ficar informada sobre os dados hospitalares e comparar a evolução dos casos tanto dentro do próprio estado de Alagoas, através de filtros escolhidos por ela mesma, como com outras unidades federativas do país.

“O Governo de Alagoas tem buscado ferramentas para auxiliar a população nos atendimentos, como o Alô Saúde, e agora ampliamos ainda mais o monitoramento e a vigilância sobre os casos positivos e os casos suspeitos de Covid-19. Nesta nova funcionalidade do painel, é possível identificar os bairros com a maior incidência de casos positivos, contaminados e de óbitos. Estamos disponibilizando os casos detalhados em três das maiores cidades de Alagoas através da plataforma: Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios. Continuaremos aprimorando a transparência dos dados para maior compreensão da pandemia em todo o estado”, pontua o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.

Com foco na interatividade dos dados, a ferramenta, que foi desenvolvida pela Superintendência de Produção da Informação e do Conhecimento (Sinc), da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), conta também com mapas que dinamizam a visualização das informações e ajudam a estabelecer uma relação entre os números da Covid e o espaço geográfico. Atualizado diariamente, o painel integra as informações que são divulgadas pela Sesau e pelo Ministério da Saúde.

“Estamos muito empenhados em atualizar e aprimorar as ferramentas disponíveis no painel justamente para promover cada vez mais qualidade no tratamento dos dados e na entrega deles à sociedade. O Painel Covid-19 é bastante dinâmico e permite que os próprios usuários visualizem as informações que mais têm interesse nesse cenário. É um ganho para a produção de informação dentro do estado, para a transparência e, principalmente, para a população alagoana”, afirma o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

O painel tem sido aprimorado continuamente pelo Governo de Alagoas, mediante a disponibilidade de informações específicas sobre os casos de Covid-19 e de dados relevantes para o acompanhamento da pandemia, como a população dos municípios, por faixa etária, dentre outros.

Fonte: Assessoria \ TRIBUNA HOJE

FOTO: Agencia Alagoas