A Unimed Belém (PA) tem distribuído gratuitamente, via drive-thru, os medicamentos cloroquina, azitromicina e ivermectina para pacientes com Covid-19. Nenhum deles, porém, tem comprovação de eficácia contra a doença. A associação de cloroquina e azitromicina já foi, inclusive, contraindicada pelo Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas (Niaid, na sigla em inglês) dos EUA por causa de seus riscos cardíacos.

Segundo a empresa, o objetivo é atender diariamente 400 beneficiários, que precisam apresentar carteira do plano, documento com foto e receita médica. Nas redes sociais, há imagens de filas de carros para ter acesso às drogas. A distribuição de medicamentos funcionará, segundo a assessoria de imprensa da empresa, até o fim de maio, de segunda a sexta, de 8h às 17h, e aos sábados, de 8h às 12h.

A Unimed Belém afirma que sua ação visa ajudar os pacientes que estão com dificuldade de adquirir as medicações, mas não respondeu ao questionamento da reportagem sobre os riscos de eventos adversos relacionados às drogas distribuídas em seu drive-thru.

Em nota, a Unimed Brasil afirma que “pelo princípio cooperativista, as cooperativas presentes em todo o território nacional têm autonomia para desenvolver e executar as ações que julgarem pertinentes às suas necessidades, de seus pacientes e da região em que estão inseridas, respeitando os protocolos determinados pelo Ministério da Saúde e, também, pela OMS”.

(FOLHAPRESS) \ NOTÍCIAS AO MINUTO

FOTO: © Reuters \ Brasil CORONAVÍRUS-MEDICAMENTOS