PC), nesta quarta-feira (20), mostra três jovens, dentro de um carro, cometendo um assassinato na parte alta da capital. Nas imagens, é possível perceber o momento em que um deles desce do veículo para cometer o crime, além de comemorar a ação ao dizer que os disparos acertaram a cabeça da vítima. Os três suspeitos foram presos.

“Oxi, não, vou pegar esse bicho aí mesmo…vai, vai. Levanta a mão aí. Vai, entra. E aí, Castelo? É tudo três. Gravou? Só na cabeça, tá ligado!”, dizem eles no vídeo, enquanto praticam o crime.

A PC informou, ainda, que, após investigações e operações conjuntas entre a Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia de Roubos (DERC) e a Gerência de Recursos, por meio da Divisão Especial de Investigação e Capturas (GRE/DEIC), entre os dias 13, 14 e 18 deste mês, os três suspeitos foram presos.

O crime, no entanto, aconteceu no dia 5 de abril, em trecho da BR-316, entre a rotatória da Federal e a Paragominas, em Maceió, e vitimou Jeferson dos Santos, de 23 anos, que foi a óbito após ser atingido pelos disparos de arma de fogo.

“O crime gerou muita repercussão e causou revolta pela forma como foi praticado, sobretudo porque os criminosos filmaram toda a ação, cujos vídeos foram divulgados em todas as redes sociais. A ousadia do grupo foi tamanha, não apenas pelo fato de terem cometido o homicídio em via pública movimentada e durante o dia, mas, também, porque, instantes depois, os criminosos retornaram à cena do crime para confirmar o óbito e verbalizar ameaças”, relatou o coordenador da DHPP, delegado Eduardo Mero.

Os suspeitos, que não tiveram a identidade divulgada, têm 25, 23 e 19 anos de idade.

INVESTIGAÇÃO

Ao tomar conhecimento do fato, a equipe plantonista da DHPP se dirigiu ao local do crime, realizando a investigação preliminar. Já no dia seguinte, a 3ª DHC, que tem a delegada Tacyane Ribeiro como responsável, assumiu o caso, efetivando diversas diligências investigativas que culminaram na elucidação do crime, identificando autoria e esclarecendo a motivação.

O delegado Eduardo Mero disse, ainda, que, prontamente, a delegada responsável pelo seguimento representou pelas prisões dos três autores, tendo sido a decisão proferida e os mandados expedidos pela 9ª Vara Criminal da Capital, após parecer favorável do Ministério Público (MP).

“A partir de então, foram iniciadas as tentativas de prisões dos autores. Ocorre que, ao compartilhar as informações com outras unidades policiais, a DHPP tomou conhecimento de que os criminosos também eram procurados pela DERC e pela GRE/DEIC, em investigações específicas de cada uma dessas especializadas”, enfatizou o coordenador da DHPP.

Desde então se iniciou um trabalho de busca aos acusados, responsáveis não somente pelo homicídio apurado pela DHPP, mas, também, por roubos e participação em organização criminosa.

“Segundo investigação, confirmada com as confissões dos autores, o crime teria sido motivado por disputas entre facções rivais. O acusado de 25 anos era quem conduzia o veículo, enquanto filmava a ação. Os outros dois desembarcaram do carro e efetuaram os disparos”, concluiu o delegado Eduardo Mero.

Ainda há em curso uma investigação, para que haja a comprovação de que os autores são membros de uma organização criminosa envolvida em diversos crimes violentos, notadamente na parte alta da cidade.

Por Greyce Bernardino | com Polícia Civil \ GAZETAWEB.COM

FOTO: Reprodução