Neste final de semana as atenções se voltam mais uma vez para o governador Renan Filho (MDB) e a expectativa do que vai acontecer a partir de agora em Alagoas com relação a isolamento social. Não muito devagar, o estado começa a se aproximar dos 10 mil casos de infecção pelo novo coronavírus.

Até o momento, já se pode esperar que esse novo decreto repita as normas anteriores de isolamento social, com a manutenção do fechamento de todo o setor produtivo não essencial. Com isso não se deve esperar reabertura de nenhuma atividades econômica por enquanto.

O diferencial é o prazo, que o Blog do Ricardo Mota já adiantou, que deverá ser de 15 dias, tempo que foi dado aos grupos de trabalho que dividiu entre os setores produtivos a tarefa de criar uma espécie de protocolo para a retomada das atividades.

O temido lockdown, ou bloqueio total do estado, também é algo a ser descartado nesse novo documento. Na análise do jornalista Ricardo Mota, ao ouvir especialiastas, é de que em Alagoas se perdeu o timing, o tempo para esse tipo de medida. “É possível, olhando para os números, concluir que já houve um momento, recente, em que o isolamento mais rigoroso – o lockdown – poderia ter tido algum sucesso”, diz Mota. (Leia matéria na íntegra)

Outro ponto a ser mantido, apesar da baixa no efetivo por conta da própria covid-19, é a fiscalização, que como em todo o país não tem sido fácil. Ontem o TNH1 mostrou cenas de intensa aglomeração em Porto Calvo, um “formigueiro humano” (foto abaixo) impensável em tempos de pandemia, mas que é mais comum do que se pensa.

Retomada da economia: sem ‘liberar geral’

Com o novo prazo estipulado, o próximo ponto será a retomada das atividades econômicas, com a cautela de um estado onde a curva de crescimento dos casos de covid ainda não chegou ao topo.

Mas o retorno pode frustrar aos mais apressados que estejam esperando algo no estilo “liberou geral”. Foi o que disse o secretário do Gabinete Civil, Fabio Farias, que coordena os grupos de trabalho criados para organizar a retomada. “Tudo será considerado para cada setor. Alguns, certamente, demandarão mais tempo e estudo para que sejam reativados, e por isso estamos ouvindo a todos, recebendo as propostas e discutindo o caminho para este ‘novo normal'”, disse Farias ao blogueiro Ricardo Mota.

Curva de transmissão deve aumentar

A prorrogação do isolamento que o governo deve anunciar não é por acaso. Em entrevista na última quinta-feira, 28, o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, fez uma previsão de que a curva de transmissão do novo coronavírus aqui no Estado ainda deve crescer, no mínimo, pelos próximos 20 dias.

“Segundo os especialistas da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), que estão acompanhando os dados epidemiológicos com muita atenção, os próximos 20 dias serão de aumento na curva”, alerta o titular da Sesau. “Temos observado que, nos últimos dias, os números têm ultrapassado a média diária de 400 casos. Isso é decorrente da ampliação da testagem – seja no Lacen seja nos municípios e nas centrais de triagem por meio dos testes rápidos –, mas também do avanço da transmissão do vírus”, disse.

“Temos percebido e identificado que uma parte dos cidadãos ainda insiste em desconhecer a gravidade do vírus. Isso faz com que a transmissão em Alagoas aumente cada vez mais”, acrescentou.

POR:Gilson Monteiro -TNH-1
Foto: Itawi Albuquerque