As aulas do Projeto Rádio Escola Maceió têm início nesta segunda-feira (08), a partir das 13h30. O conteúdo educacional, de acordo com informações da assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Educação (Semed), será produzido pelos professores municipais e transmitido pela Rádio Difusora AM, emissora que transmite na frequência de 960 KHz.

O projeto contempla três modalidades de ensino – Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens Adultos e Idosos (EJAI). O lançamento do Projeto ocorreu na última sexta-feira (5), em uma entrevista com a secretária de Educação Ana Dayse, na Rádio Difusora.

Seguindo as orientações de saúde, devido à pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais continuam suspensas. Algumas atividades com os alunos estão acontecendo de forma remota, por meio de canais virtuais.

Pensando na dificuldade de acesso à internet para muitos estudantes da rede municipal, o projeto Rádio Escola Maceió, em parceria com o Instituto Zumbi dos Palmares, através da Rádio Difusora AM, pretende alcançar os estudantes.

“No que diz respeito ao Ensino Fundamental, as audioaulas terão, no máximo, 8 minutos, a depender se são anos iniciais ou anos finais. Nos anos iniciais, nós temos o primeiro ciclo de alfabetização, que vai do primeiro ao terceiro ano; nesse ciclo, as aulas terão 5 minutos”, explica a a coordenadora do Ensino Fundamental, Maria José Alves.

As aulas dos quartos e quintos anos devem durar entre 7 e 8 minutos, assim como as dos anos finais. Os componentes curriculares serão distribuídos ao longo da semana. Serão duas aulas de português e matemática e uma aula das demais disciplinas.

Para a Educação Infantil, o projeto Rádio Escola Maceió se apresenta como mais uma possibilidade de manutenção dos vínculos entre escolas e crianças, por meio de suas famílias. A coordenadora da Educação Infantil, Angelina Araújo, explica como será composta a programação para a modalidade.

“Agregando as atividades já desenvolvidas na rede para a manutenção dos vínculos, foi pensada a rádio difusão de músicas, brincadeiras de roda, brincadeiras antigas e outras diversas atividades da cultura da infância. Os profissionais da Educação Infantil estão gravando as atividades e experiências de interações, para que sejam reproduzidas e consigamos manter as crianças vinculadas nesse período de pandemia”, explica Angelina.

A secretária Ana Dayse Dorea reforça que a participação das famílias dos alunos é essencial para que o projeto tenha sucesso.

“Eu insisto em pedir o retorno das famílias. Contamos com a ajuda de vocês também. Ajudem os professores da rede municipal de Educação de Maceió a garantir o conhecimento, que é da responsabilidade de a escola chegar à sua casa. A programação de aulas está muito bonita. Fizemos um material para agregar os estudantes e os seus responsáveis. Além de matemática e português, vamos trabalhar com arte, teremos apoio psicológico e tantas outras vertentes. Precisamos estar juntos”, disse a gestora.

Cada bloco de aulas terá uma duração média de 20 a 30 minutos. Os blocos de radioaulas serão veiculados às 13h30, 14h e 15h, para estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental. Os horários das 18h às 19h são para os estudantes da EJAI.

Por Clariza Santos com assessoria \ GAZETAAWEB.COM

FOTO: Imagem meramente ilustrativa