expectativa era de que até cinco secretários do Governo do Estado deixassem seus cargos para concorrer nas eleições municipais deste ano, mas apenas três deixaram. Entre eles, está o vice-governador Luciano Barbosa (MDB) que deixou a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e deve ser candidato a prefeito de Arapiraca.

Os outros dois que deixaram a gestão de Renan Filho foram Cecília Rocha (PSC), então titular da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Fernando Pereira (PP), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Cecília é apontada como candidata a prefeita de Atalaia e Fernando deverá disputar a Prefeitura de São Miguel dos Campos.

À Tribuna, Cecília confirmou a saída da secretaria e se limitou a dizer que ser candidata a prefeita de Atalaia é uma possibilidade. “Se o povo quiser e se Deus quiser, sim”.

Informações de bastidores apontam que o nome de Luciano Barbosa não é unânime dentro do MDB, pois há uma ala no partido que defende a candidatura do deputado estadual Ricardo Nezinho e acreditam que as denúncias envolvendo a secretaria de Educação do estado podem implicar na candidatura de Luciano. A reportagem o procurou, mas ele não respondeu até o fechamento desta edição.

Dos três, o nome mais certo para a disputa das eleições deste ano é o de Fernando Pereira, que já teria até definido o vice de sua chapa. No entanto, também procurado pela Tribuna, não retornou as mensagens.

No meio político era esperada também a saída de mais dois secretários: Arthur Albuquerque (PTB), da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete); e Mellina Freitas (MDB), da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Contudo, estes não deixaram seus cargos e estão fora da disputa eleitoral desse ano.

No caso de Mellina Freitas, o seu irmão, Thiago Freitas, também parece ter sido o escolhido pelo grupo político em Piranhas. Ela explica.

“Há algum tempo apoiamos e acompanhamos o movimento “Todos Por Piranhas”, que vem debatendo a realidade de Piranhas sob todos os aspectos, nos últimos anos, com inúmeros segmentos do município. O Tiago esteve à frente dessa ação e naturalmente se consolidou como pré-candidato. Sempre o apoiei e acho que ele será um grande prefeito. E eu sigo colaborando com o governador Renan Filho, na Cultura”, ressaltou Mellina.

Já Arthur Albuquerque que vinha sendo cotado como candidato da família em Limoeiro de Anadia – ele é filho do deputado estadual Antonio Albuquerque (PTB) e irmão do deputado federal Nivaldo Albuquerque (PTB) – explicou que não houve uma desistência, pois essa decisão já havia sido tomada anteriormente.

“Tem um candidato nosso aqui em Limoeiro [de Anadia] que a gente está pensando em colocar. Tem uma lista de candidatos e a gente está resolvendo quem que vamos apoiar aqui”, disse.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Carlos Victor Costa

(Foto: Sandro Lima / Arquivo)