O Papa Francisco escreveu uma carta ao ex-piloto de Fórmula 1 e atleta paralímpico Alex Zanardi, que segue internado em coma induzido num hospital de Siena após sofrer um acidente ciclístico na última sexta-feira. O pontífice leu as notícias sobre Zanardi no jornal “La Gazzetta dello Sport” e, por intermédio do capelão Marco Pozza, decidiu escrever a seguinte mensagem:

“Sua história é um exemplo de como poder recomeçar após uma parada repentina. Através do esporte, você ensinou a viver a vida de protagonistas, tornando a deficiência uma lição na humanidade.”

Quem também se manifestou foi o filho de Zanardi, Niccolò, que postou nas redes sociais uma comovente foto na qual aparece a sua mão segurando a do pai.

“Eu não vou largar esta mão. Vamos lá pai, ainda hoje um pequeno passo adiante”.

Estado inalterado

Cinco dias após o acidente, o estado de saúde de Alex Zanardi segue inalterado. O italiano segue em coma induzido, respirando com a ajuda de aparelhos, e a direção do hospital Le Scotte de Siena informou que, em comum acordo com a família, deixará de divulgar boletins diários e só voltará a se pronunciar quando houver uma evolução importante no quadro do ex-piloto e paratleta.

“Não há variação substancial em suas condições clínicas em relação aos parâmetros cardio-respiratórios e metabólicos, e o quadro neurológico permanece grave. Está sempre sedado e ventilado, o prognóstico permanece confidencial. Depois de ouvir a família, considera-se útil não divulgar outros relatórios médicos até que haja mudanças significativas em sua saúde.”, informou o hospital.

Piloto de Fórmula 1 entre 1991 e 1994, e depois em 1999, Zanardi se sagrou bicampeão da Fórmula Indy em 1997 e 1998, mas perdeu as pernas num gravíssimo acidente em 2001, na Alemanha. Depois, com carros adaptados, passou a disputar corridas de turismo, mas sua consagração definitiva veio no ciclismo paralímpico, com seis medalhas em Jogos Paralímpicos (das quais quatro de ouro, duas na Rio 2016) e 18 em Mundiais da modalidade.

Na última sexta-feira, Zanardi, de 53 anos, foi atropelado por um caminhão quando participava de uma volta ciclística na região da Toscana. O italiano foi atingido depois de entrar acidentalmente numa pista onde havia tráfego de veículos.

Cirurgião que operou Zanardi após o acidente, Giuseppe Oliveri informou que a condição do italiano era menos crítica do que a do heptacampeão mundial de Fórmula 1 Michael Schumacher, que sofreu um acidente de esqui no fim de 2013 e, desde então, tem seu estado de saúde escondido pela família.

Por Globo Esporte \ GAZETAWEB.COM

FOTO: REUTERS/Ricardo Moraes