O FOTOSURURU – Festival de Fotografia de Maceió – lança, nesta sexta-feira (26), às 20h, em sua página no Facebook, o projeto Fotografia que Manda Ver, uma live solidária em prol das mais de 3.500 famílias que sobrevivem da extração e venda do sururu, ao longo das margens da lagoa Mundaú, no bairro do Vergel do Lago.
A ação conta com a parceria da SIX Propaganda, Fragma Imagem e do Instituto Manda Ver, e tem como objetivo minimizar a crise que essas famílias vêm enfrentando por conta da pandemia da Covid-19.
O projeto vai reunir o trabalho de cerca de vinte fotógrafos e fotógrafas do Estado, que doaram três imagens de seus arquivos para venda no site www.fotografiaquemandaver.art, aberto exclusivamente para o projeto.
Todo o lucro obtido, com a venda das fotografias, será encaminhado ao Instituto Manda Ver, que administrará os recursos em prol dos marisqueiros do Vergel, especialmente com a compra de gêneros alimentícios, produtos de limpeza e de higiene pessoal. As imagens serão impressas em papel fine art de alta qualidade e vendidas por preços abaixo do mercado.
“Essa foi a forma que encontramos para ajudar o Manda Ver em suas importantes ações nas comunidades da lagoa Mundaú, uma parcela da população de Maceió que já sobrevive com enormes dificuldades, aumentadas nesse momento de pandemia”, afirmou o fotógrafo Ramatis Costa, um dos organizadores da ação e diretor da SIX Propaganda.
A ação solidária irá reunir imagens de nomes conhecidos da fotografia alagoana, como Jorge Vieira, da Fragma Imagem, idealizador do FOTOSURURU; Ricardo Lêdo, que possui mais de 15 anos de atuação na área; Gabi Coêlho, que já expôs em festivais internacionais, como o Paraty em Foco; Amanda Bambu, com retratos femininos que questionam o papel da mulher; além de artistas plásticos que, também, trabalham com fotografia, a exemplo do publicitário Leo Villanova.
Por Jobison Barros com informações da assessoria
FOTO: Divulgação