A Capitania dos Portos de Alagoas emitiu um alerta, nessa quinta-feira (16), de mar grosso, ressaca e vento forte para o Litoral do Estado para esta sexta-feira (17). As ondas podem chegar a 3,5 metros de altura e as rajadas de vento podem passar de 60 km/h.

De acordo com a nota enviada à imprensa, a formação de ondas de Sudoeste e Sudeste (SW/SE), tendo mais de 3 metros de altura, teve início na manhã de ontem. A direção do vento de Sudeste a Leste (SE/E), com velocidade de 50 a 61 km/h, deve permanecer até a manhã de segunda-feira, 20.

Sobre a ressaca, a Marinha do Brasil informou que a formação de ondas de direção Sul a Sudeste (S/SE), de 2,5 metros de altura, teve início na noite dessa quinta e deve durar até a noite de hoje em todo o litoral alagoano.

Com isso, os navegantes de barcos de pequeno e médio porte foram orientados a evitar a travessia pelo mar nestes dias, bem como os demais responsáveis por outros tipos de embarcações. É recomendado atenção com o material de salvatagem (coletes, boias salva-vidas e outros), estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais ítens de segurança.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-dos-smm-avisos-de-mau-tempo ou https://www.marinha.mil.br/ cpal.

As informações meteorológicas podem ser visualizadas no endereço Meteorológico Marinho no Facebook, no link: https://www.facebook.com/servicometeorologicomb/, e por meio do aplicativo “Boletim ao Mar”, disponível para download na internet, tanto para o sistema Android quanto para iOS, desenvolvido em parceria entre a Marinha do Brasil e o Instituto Rumo ao Mar (RUMAR).

Adicionalmente, a Capitania informa que mantém a escuta permanente no CANAL 16 (156.8MHz), além do guarnecimento 24h para emergências marítimas e fluviais por meio do telefone 185 e para denúncias no telefone (82) 3215-5800.

TNH1.COM

FOTO: Google Maps