O Ministério da Saúde publicou um balanço da entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) nos estados brasileiros durante a pandemia do novo coronavírus. Foram mais de 183 milhões de itens, entre máscaras, aventais, óculos e protetores faciais, toucas, sapatilhas, luvas e álcool.

Em Alagoas, segundo o MS, foram quase 2,6 milhões de itens essenciais aos profissionais que estão atuando na linha de frente de combate à covid-19. Desse total, 1,7 mi de máscaras cirúrgicas e 364 mil luvas.

Desde o dia 19 de março, a Associação Médica Brasileira (AMB) disponibiliza uma plataforma específica para captação de reclamações e denúncias sobre a falta de EPIs para os profissionais da saúde que atuam no combate ao novo coronavírus. Em Alagoas, foram quase 50 relatos sobre a falta de itens.
“A compra de EPIs é de responsabilidade dos estados e municípios. No entanto, devido à escassez mundial desses materiais, neste cenário de emergência em saúde pública, o Ministério da Saúde utilizou o seu poder de compra para fazer as aquisições em apoio irrestrito aos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS). E, assim, fortalecer a rede pública de saúde no enfrentamento da doença em todos os estados do país”, informou o MS em publicação nas redes sociais.

Os EPIs são usados por profissionais de saúde que prestam assistência ao paciente com Covid-19, como médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, além da equipe de suporte que, eventualmente, precisar entrar no quarto, enfermaria ou área de isolamento. São de uso individual e se destinam a proteger os profissionais de possíveis riscos de contágio.

Por Regina Carvalho, com MS \ GAZETAWEB.COM

FOTO: reprodução/EPTV