O prazo para cota única e para a 1ª parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) venceu em 30 de junho, mas os contribuintes que não efetuaram o pagamento podem emitir as guias das parcelas mensais, diretamente, no site da Prefeitura – www.maceio.al.gov.br ou no hotsite de serviços www.online.maceio.al.gov.br. Os valores já estarão corrigidos com multas e juros.

Este ano, devido à pandemia, não houve a distribuição do carnê impresso do IPTU 2020. Mas, desde o final de janeiro, as guias de pagamento estão disponíveis no site.

“O serviço oferece mais comodidade ao cidadão e, em tempos de medidas preventivas de combate à Covid-19, torna-se ainda mais importante. O vencimento do IPTU sempre é o último dia útil de cada mês, então pedimos aos contribuintes que fiquem atentos. É essencial que os cidadãos paguem os tributos em dia para que a gestão municipal possa continuar administrando a cidade da melhor forma e garantindo serviços à população”, destacou Fellipe Mamede, secretário municipal de Economia.

Para imprimir a guia, basta ter em mãos o número da inscrição do imóvel, acessar o site oficial da Prefeitura e clicar no menu IPTU 2020, ou ir no hotsite de serviços e clicar na opção Emissão de Guias.

O IPTU representa cerca de 12% da receita tributária do Governo Municipal de Maceió e é destinado para custear serviços, pagar despesas e compor orçamento de pastas essenciais, como Saúde, Educação, Infraestrutura e Segurança.

Débitos de IPTU podem gerar o protesto da dívida ativa, cobranças judiciais e chegar à penhora de valores em conta corrente ou mesmo do próprio imóvel sobre o qual recai a dívida.

Por Jobison Barros com informações da assessoria \ GAZETAWEB.COM

FOTO: Divulgação