Os remédios com vitamina C destinados a combater resfriados são eficazes e amplamente utilizados pela população em geral. No entanto, as pesquisas para comprovar suas alegações são um tanto controversas.

Embora não seja totalmente comprovado, grandes doses de vitamina C podem ajudar a reduzir a duração de um resfriado. No entanto, ela não nos protege de um contágio. Essa vitamina também pode ser útil para os atletas expostos a curtos períodos de atividade física intensa ou extrema.

Os remédios com vitamina C podem variar sua eficácia de uma pessoa para outra, portanto nem sempre são eficazes. Além disso, a maioria das pessoas tolera bem uma dose de 1000 a 2000 mg por dia, mas lembre-se de que o excesso de vitamina C pode causar dores de estômago.
Para que serve a vitamina C?
Fontes de vitamina C

A vitamina C, também conhecida como ácido ascórbico, é um nutriente essencial para o organismo e contribui para diferentes processos corporais, como:

Formação de colágeno.
Cicatrização de feridas.
Função imunológica (daí a eficácia dos remédios de vitamina C na superação dos resfriados).
Síntese de neurotransmissores.

Além disso, é uma substância antioxidante, ou seja, tem a capacidade de nos proteger da ação dos radicais livres. Os radicais livres são átomos ou grupos de átomos que possuem um número ímpar de elétrons em sua última camada eletrônica, o que os torna altamente reativos.
Deficiência de vitamina C

Quando não ingerimos uma quantidade suficiente de vitamina C, podemos ficar doentes de escorbuto. Esta é uma doença caracterizada por:

Fraqueza.
Dores articulares e musculares.
Sangramento espontâneo das gengivas e da pele que leva tempo para cicatrizar.

Além disso, a deficiência de vitamina C também influencia a saúde cardiovascular. Baixos níveis dessa vitamina estão associados ao agravamento da insuficiência cardíaca.

Leia também: Quais são os alimentos com o maior percentual de vitaminas?

5 remédios com vitamina C para superar resfriados

Não é necessário tomar suplementos para obter a quantidade diária necessária de vitamina C. De fato, há uma série de frutas e vegetais que contêm muito mais do que a quantidade diária recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 45 mg.

Embora muitos de nós pensemos na laranja e no limão como as principais fontes de vitamina C, a verdade é que essas frutas não são as fontes mais ricas em ácido ascórbico. A revista científica BBC Focus publicou uma lista dos alimentos que contêm a maior quantidade de vitamina C. Entre eles, encontramos:
1. Goiaba
A goiaba possui uma grande quantidade de vitamina C

Este é um dos remédios com vitamina C mais eficazes para combater resfriados. Em cada 100 gramas, fornece 228 miligramas de vitamina C.

É usada em muitos países graças às suas propriedades naturais. Podemos destacar seus efeitos:

Combate a prisão de ventre: é uma fruta rica em fibras, fortalece o trânsito intestinal e ajuda a resolver esse tipo de problema.
Rica em ácido fólico: a vitamina B é especialmente indicada para os períodos de gestação, pois ajuda a prevenir possíveis malformações no feto.
Contém vitaminas A e C: a provitamina A é essencial em períodos de crescimento, além de favorecer os cuidados com a visão, formação de unhas e manutenção dos cabelos. Quanto à vitamina C, é essencial para os processos explicados anteriormente.

2. Groselha

100 gramas de groselha fornecem 200 mg de vitamina C. Além de ser um dos remédios com vitamina C mais amplamente utilizados, também se destaca pelo seu conteúdo de outras vitaminas, como as do grupo B. Entre elas estão:

Ácido Pantotênico (Vitamina B5).
Piridoxina (vitamina B6).
Tiamina (vitamina B1).

Também é um alimento rico em ferro, um mineral necessário para a proteção contra deficiências imunológicas e fadiga ao transportar oxigênio para as células.

Não deixe de ler: Vitamina B12: tudo que você precisa saber

3. Pimentão vermelho

É um vegetal que contém 190 mg de vitamina C por cada 100 gramas consumidos. Além disso, fornece fibras e antioxidantes. Outros nutrientes que contém são:

Carotenoides
Flavonoides
Água
Vitaminas B6 e B9
Capsaicina

4. Pimenta
Pimenta vermelha

O ingrediente ativo da pimenta é a capsaicina, uma substância que lhe confere sua característica picante. Além disso, é composta por água, carboidratos, fibras, proteínas e vitaminas, e obviamente inclui uma boa quantidade de vitamina C.

Por cada 100 gramas de pimenta, teremos 144 mg de vitamina C. Além disso, possui propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antimicrobianas.
5. Salsa

Duas colheres de salsa fornecem:

2% das necessidades diárias de cálcio, ferro e ácido fólico.
12% de vitamina A.
Mais de 150% de vitamina K.
16% de vitamina C.

É um alimento que oferece inúmeros benefícios para o corpo, além de combater resfriados. Por exemplo:

Contribui para a prevenção de pedras nos rins.
Proporciona alívio da dor nas articulações.
Combate a fadiga.
Ajuda na prevenção e tratamento da diabetes.

Conclusão

Além desses 5 remédios com vitamina C para superar resfriados, existem mais alimentos que proporcionam este nutriente. Recomendamos um consumo adequado deles para manter seu sistema imunológico em boas condições. No caso de um resfriado, você pode tirar proveito de suas propriedades naturais para combatê-lo.

R7.COM
FOTO: GOOGLE