Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (17/8) traz 97 mudanças na Agência Brasileira de Inteligência (Abin). A troca de cadeiras no órgão tem a assinatura do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, do chefe da Abin, Alexandre Ramagem, e do número dois da agência, Frank Oliveira.

Por se tratar de um trabalho desempenhado sob sigilo, o nome dos servidores que ocuparão as nova funções não é divulgado, apenas os números das matrículas.

Na última semana, o GSI, órgão ao qual a Abin é vinculada, publicou um decreto reformando o quadro de cargos da agência. A determinação editada por Heleno criou a unidade do Centro de Inteligência Nacional (CIN).

Ramagem reassumiu o comando da Abin neste ano após ter a indicação para assumir a Polícia Federal barrada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes.

A nomeação de Ramagem para a PF provocou uma crise dentro do governo devido à proximidade dele com a família do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Antes disso, o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro já havia deixado o governo e acusado o chefe do Executivo de querer interferir na PF. Bolsonaro já reclamou de falta de informações dos órgãos de inteligência e disse que poderia “intervir”.

Por Metrópoles | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Igo Estrela/ Metrópoles