Mesmo afirmando que não vai tratar de política e reeleição em Arapiraca, a prefeita Fabiana Pessoa (Republicanos) não pode considerar o inevitável e as articulações de bastidores seguem a todo vapor. Depois do nome do ex-deputado estadual Marcelino Alexandre ter sido lembrado para compor a chapa com Fabiana, a bola da vez agora é o nome do suplente de vereador Valsandy Veras (Cidadania).

Amigo pessoal do senador Rodrigo Cunha (PSDB), Valsandy Veras foi preterido pelo grupo do ex-prefeito Rogério Teófilo, falecido no último dia sete de agosto, para consolidar o ingresso de oito vereadores de mandato ao ninho tucano.

Fabiano Leão, Graça Lisboa, Moisés Machado, Pablo Fênix, Sérgio do Sindicato, Edvânio do Zé Baixinho e Aurélia Fernandes e Doutor Fábio vão disputar a reeleição pelo PSDB. Com isso, restou a Valsandy Veras procurar outra legenda e filiou-se ao Cidadania. Ocorre que o partido já tem um pré-candidato a prefeito: o advogado e presidente licenciado da OAB de Arapiraca Hector Martins.

Procurado pela Tribuna, Valsandy Veras, que é filho do ex-vereador Valdir Veras, disse que estava filiado ao Cidadania e que, até o momento, não havia sido procurado por assessores da prefeita Fabiana Pessoa. “Em política tudo pode acontecer”, resumiu.

O presidente do diretório municipal do Cidadania, advogado Pedro Gomes, revelou que os comentários em volta do nome de Valsandy Veras ainda não chegaram ao conhecimento do partido.

“Valsandy é mais um excelente quadro do Cidadania, e ele ainda está estudando o cenário sobre eventual candidatura. O nome já trabalhado pelo partido para ser oficializado como candidato a prefeito pelo é o do advogado Hector Martins”, afirmou.

Pedro Gomes frisa que o Cidadania respeita o senador Rodrigo Cunha por sua história de vida e política, inclusive como representante de uma sigla partidária. “O partido não tem qualquer dependência política ou ideológica e segue firme para apresentar quadros novos e dispostos a fazer a revolução do bem”, completou.

ESTRATÉGIAS

A primeira semana de gestão da prefeita Fabiana Pessoa foi acompanhada por toda a classe política de Arapiraca e também do estado de Alagoas. Dos secretários que faziam parte da gestão anterior, a prefeita manteve quase todos até o momento.

As mudanças ocorreram na pasta da Secretaria de Gestão Pública, que antes era ocupada pelo todo-poderoso Lenine Pereira, e agora tem à frente Márzio Delmoni.

Na Procuradoria Geral do Município assumiu Dalton Medeiros Buarque, que também responderá interinamente pela Coordenação Geral de Licitação. Ricardo Teófilo estava na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que agora é comandada pelo subtenente da PM José Willians Lopes de Lima.

Na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Fabiana Pessoa manteve Várany Kelthone de Oliveira Nunes, que também responderá interinamente pela Secretaria de Infraestrutura, enquanto Antônio Fernando Lôbo continua na Secretaria da Fazenda Municipal.

Aliado do deputado estadual Tarcizo Freire (PP), Carlos Lúcio foi substituído pelo engenheiro-agrônomo Antônio Carilo Cardoso da Silva na pasta de Desenvolvimento Rural.
Ala do PSDB tenta lançar candidatura e PP perde espaços

Com o falecimento do prefeito Rogério Teófilo, a ala do PSDB em Arapiraca precisa se remontar. Para isso, os tucanos ensaiam uma candidatura própria à prefeitura da segunda maior cidade de Alagoas, mas enfrenta uma resistência dos oito vereadores com mandato. Eles temem que suas reeleições ficam ameaçadas sem o apoio da máquina pública municipal.

Tarcizo Freire perdeu espaço na gestão de Fabiana Pessoa em Arapiraca (Foto: Ascom / ALE)

Quem também costura uma proposta de candidatura à prefeitura é o deputado estadual Tarcizo Freire (PP). Graças a saída do Carlos Lúcio da pasta da Agricultura, Freire volta a colocar seu nome para o posto.

OUTROS NOMES

A vereadora Gilvânia Barros (Solidariedade) até o momento continua como pré-candidata à sucessão municipal, mas o tabuleiro político pode mudar e fazer parte de uma composição com a atual prefeita Fabiana Pessoa.

Gilvânia Barros fez parte da base de apoio do ex-prefeito Rogério Teófilo na Câmara de Vereadores, desde o início da gestão janeiro de 2017.

O cargo de prefeito de Arapiraca também está nos planos do advogado Cláudio Canuto (Patriotas) e do líder comunitário Odilon Tenório (PMN), além dos nomes do ex-vereador e ex-deputado estadual Cícero Valentim (PDT), de Lindomar Ferreira pelo PSOL e Jorge da Farmácia, pelo partido Avante.

Nos bastidores políticos em Arapiraca, as trocas na administração pública são esperadas e articuladas pelo marido da prefeita Fabiana Pessoa, o deputado federal Severino Pessoa (Republicanos). As trocas estão sendo feitas de forma gradativa para sinalizar a abertura de negociações com futuros aliados, numa eventual pré-candidatura de Fabiana à reeleição.

GRUPOS

A mobilização para suporte ou oposição à gestão da prefeita Fabiana Pessoa também está em encaminhamento na Câmara de Vereadores.

Na última semana, a Tribuna Independente publicou que os vereadores de Arapiraca estão divididos e formam três grupos de oposição. O cenário ainda persiste, segundo apurou a Tribuna. No entanto, a prefeita recém-empossada precisa formar uma bancada para aprovar os projetos que serão enviados à Câmara pelos próximos dias e tentar, assim, facilitar a sua relação com os vereadores.

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa

(Foto: Davi Salsa)