Barra de Santo Antônio é um dos municípios turísticos litorâneos que mais tardiamente recebeu investimentos no setor hoteleiro do Estado de Alagoas. Apesar dos inúmeros atrativos naturais e uma grande diversidade ambiental, só foi despertar para o turismo receptivo, no inicio da década de 90, quando surgiram dois empreendimentos: as Pousadas Tabuba e a Arco Iris, ambas na praia de Tabuba.

Anos depois foi construído o Captain Nikolas Resort, na Ilha da Croa, que foi o divisor de águas, se não para o crescimento do setor hoteleiro local, mas para divulgar as belezas naturais locais.

Isso aconteceu em 1995, com a inauguração do primeiro resort internacional da Barra de Santo Antônio. O Captain Nikolas Resort marcou uma época. Encravado em frente ao mar da Ilha da Croa, tinha 39 chalés, todos equipados com o que existia de melhor na época, como camas king size, telefone, TV, minibar e ar condicionado. Oferecia também aos seus hóspedes dois restaurantes, piscinas, sauna, sala de ginástica, campo de futebol, quadra de tênis e vôlei de praia, além de playground para as crianças.

INVESTIMENTOS

Mas esse quadro está mudando e para melhor. Tanto é que a prefeita Emanuella Moura e o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Brito, assinaram, o alvará para a construção do Hotel Vila Galé no município, que vai gerar inicialmente 350 empregos diretos e 1.500 indiretos na região. Segundo Emanuella, “um empreendimento desse porte consolida o crescimento da economia do Litoral Norte”.

O hotel terá 518 apartamentos, spa, espaço para eventos, restaurante, parque aquático, entre outros equipamentos de lazer e entretenimento, numa área aproximadamente de 11,4 hectares.

“Vamos incrementar o turismo em Alagoas e na Região Norte através da Barra de Santo Antônio”, festejou. “Será um resort de cinco estrelas”, detalhou Emanuella.

Com 38 hotéis espalhados pelo mundo, o grupo Vila Galé tem, está desembarcando oficialmente em Alagoas com a construção de um resort na Barra de Santo Antônio, empreendimento que demandará investimentos da ordem de R$ 120 milhões.

O presidente do Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida, confirmou que o maior grupo de resorts de praia no Brasil vai construir um hotel com maios de 500 apartamentos na Praia do Carro Quebrado, no município de Barra de Santo Antônio, “que é uma área lindíssima, como todo o litoral de Alagoas”.

HISTÓRIA

A informação mais antiga que se tem sobre a Barra de Santo Antônio remonta a 1624, quando a esquadra da primeira invasão holandesa ao Nordeste do Brasil se deslocava para a Bahia sob o comando de Jacob Willekens.

Na passagem pela costa alagoana, Albert Sourth fez parar um dos navios e desembarcou em uma pequena povoação de pescadores.
Região Norte tem uma história que remonta ao século XVII

O local era conhecido como “Poço dos Veados” por causa do rio que lá desaguava. No período da ocupação holandesa novamente há registro de atividades militares nesta região. Em 1635, Segismundo Van Scopp perseguindo Matias de Albuquerque depois de expulsá-lo de Porto Calvo, construiu um forte em um morro à margem esquerda do rio Sauaçuy, onde deixou uma guarnição comandada pelo coronel Arthioski.

Foi por volta de 1635 que os holandeses chegaram bem perto de Maceió. Pararam, bem provavelmente, na foz do Rio Santo Antônio, na Barra de Santo Antônio. Eram calvinistas, portanto, não construíam igrejas, mas sempre permitiram a liberdade de religião das regiões onde estiveram presentes. Na Barra de Santo Antônio se diz, que para agradar aos portugueses e brasileiros que já residiam por lá, deixaram como legado a Igreja de Nossa Senhora da Conceição.

Barra de Santo Antônio deve, então, em parte a sua colonização aos holandeses, porque foi a partir daí que começou o progresso no povoado, que era constituído por poucas casas de taipa construídas à margem do rio Santo Antônio, que corta a cidade em dois locais distintos – um mais urbano, sede da cidade (à margem direita) e o outro, mais turístico e nativo (à margem esquerda). Neste lado, durante muitos anos houve um cruzeiro construído pelos holandeses, que servia de ponto de partida para a procissão de Bom Jesus dos Navegantes, destruído pelo tempo.

Em 1937, figura no município de São Luís do Quitunde o distrito de Barra de Santo Antônio Grande. Por um decreto-lei estadual de 1943, o distrito de Barra de Santo Antônio Grande passou a denominar-se simplesmente Barra de Santo Antônio. Ainda em 1950, o distrito de Barra de Santo Antônio, ex Barra de Santo Antônio Grande, figura no município de São Luís do Quitunde. Elevado à categoria de município com a denominação de Barra de Santo Antônio, pela lei estadual nº 2285, de 20-08-1960, desmembrado de São Luís do Quitunde. O movimento de emancipação política do distrito, então pertencente a São Luiz do Quitunde, foi liderado por Manoel Monteiro de Carvalho. Em 1960, a cidade conseguiu a emancipação.

Na época de progresso funcionou um estaleiro onde eram construídos barcos e navios de pequeno porte, com isso, o povoado foi crescendo. A pesca e a exploração da pedra calcária sempre foram os pontos básicos da economia.

Fonte: Tribuna Independente / Claudio Bulgarelli

(Foto: Reprodução)