Ao que parece, o PSDB e está mesmo disposto a lançar candidatura à Prefeitura de Maceió e o partido já possui quatro nomes relacionados oficialmente para a tarefa que podem, pelo menos oficialmente, até compor a vice em alguma chapa. A situação interna na legenda evidencia uma disputa de rumos entre a deputada federal Tereza Nelma, que preside o partido na capital alagoana, e o senador Rodrigo Cunha, que preside no estado.

Após um encontro partidário realizado na última semana, Tereza Nelma chegou a mandar um recado ao senador. “Ele realizará o trabalho dele e eu o meu. Sou militante do PSDB há muitos anos e continuarei a compartilhar as decisões com os filiados e filiadas. Quando tivermos problemas comuns, compartilharemos”.

À reportagem da Tribuna, a parlamentar, através de sua assessoria, falou sobre a situação interna do PSDB e afirmou que o partido ainda não tem nome fechado, nem decisão sobre seu papel nas próximas eleições municipais em Maceió.

“Existe consenso de levar um nome aprovado pelo Diretório Municipal. Para isso, estamos cooperando com as direções Estadual e Nacional, para dar as definições antes da realização das convenções partidárias. Mas este nome ainda não foi fechado, assim como a composição de chapa”, diz. “Esta construção deve ser um exercício democrático, com a participação dos filiados. E para isso estamos realizando reuniões e avaliações daqueles que puserem seus nomes à disposição, atendendo a um chamado feito pelo partido na semana passada. Queremos um processo transparente. E dessa forma vamos trabalhar até que haja o anúncio do nome e da chapa”, completa Tereza Nelma.

HARMONIA

Também num tom conciliador, o senador Rodrigo Cunha, por meio de sua assessoria, diz que o debate interno no PSDB se dá de maneira harmônica.

“Os diretórios estadual e municipal, estão em conversas permanentes para que o partido decida de forma harmônica os próximos passos dessa caminhada que tem como rumo a reformulação do PSDB em Alagoas e criação de um projeto de política renovada, arejada e transparente”, diz o senador, presidente estadual do PSDB em Alagoas.

TEMPO

Caso o PSDB decida não marchar com o deputado federal João Henrique Caldas (JHC), do PSB, leva consigo 32,34 segundos de tempo de rádio e tevê das eleições deste ano. A legenda está entre as dez com maior tempo de propaganda eleitoral deste ano. O PSB tem 35,50.

Se o PSB perde o tempo de rádio e tevê do PSDB para a disputa eleitoral, caso a legenda comandada por Tereza Nelma em Maceió decida por outros rumos, quase ninguém arrisca dizer o que poderia sobrar do ninho tucano no estado. Isso porque o senador Rodrigo Cunha é construtor de uma aliança com JHC. Esse foi, inclusive, o principal motivo da saída do prefeito de Maceió Rui Palmeira do PSDB, e dos vereadores que o partido tinha na Câmara Municipal, 5 após a eleições de 2016, três, incluindo o presidente da Casa, há alguns meses. Daí, é factível que outro racha ocorra no partido após as eleições.

Fonte: Tribuna Independente / Editoria de Política

(Fotos: Edilson Omena/arquivo)