Em maio deste ano o deputado estadual Breno Albuquerque (PRTB) protocolou, na Assembleia Legislativa, uma indicação onde pedia ao governador de Alagoas, Renan Filho, ao secretário de Segurança Pública, à secretária da Mulher e dos Direitos Humanos, ao secretário de Prevenção à Violência e ao comandante geral da Polícia Militar de Alagoas, bem como ao comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Arapiraca, a implantação da Patrulha Maria da Penha no município de Arapiraca.

Após o recesso legislativo, cerca de um mês atrás, a indicação 616/20 foi aprovada por unanimidade em plenário e, nessa segunda-feira (31), a Patrulha Maria da Penha foi inaugurada em Arapiraca.

“Fico feliz em poder contribuir para um avanço tão significativo em um momento delicado para toda a população, que agora conta com uma equipe especializada para atender as vítimas de violência”, escreveu o deputado em suas redes sociais.

A guarnição vai trabalhar de domingo a domingo, das 7 às 19h, com uma sala reservada para a Patrulha Maria da Penha no Juizado da Mulher, o que vai tornar a atuação dos policiais mais rápida. Eles vão agir no momento exato da concessão da medida protetiva.

Indicação 616/20

No documento, o deputado reforçou que durante a pandemia as famílias ficam seguras dentro de casa, mas para muitas mulheres o seu lar é sinônimo de medo e insegurança. Inclusive reforçou que o município já contava com 12 policiais treinados para atuar na guarnição.

No início de agosto, mês da consciência contra a violência doméstica, Breno Albuquerque divulgou um vídeo onde fala que passar mais tempo com os agressores, por conta do isolamento, provocou um aumento no número de casos, justificando assim a indicação.

“A cada seis minutos um caso de violência doméstica é confirmado no Brasil, precisamos colocar Alagoas fora desse cenário”, disse.

CADA MINUTO