Após entrar em vigor a chamada “Fase Amarela” do Plano Estadual de Distanciamento Controlado, bares e restaurantes de Maceió retomaram as atividades depois de quase quatro meses fechados. Com as novas regras, os estabelecimentos devem seguir os protocolos contra a Covid-19 para continuarem funcionando.

O empresário Pedro Maciel, proprietário do Tapanacê Brewpub, um bar localizado em Maceió, viu o faturamento cair em 15% durante a quarentena. Para conseguir sair do prejuízo optou pelo sistema de delivery, entrega ao cliente. Segundo o empresário, com a reabertura dos estabelecimentos, o bar teve que se reinventar para atrair os clientes com segurança. “Através de promoções no cardápio, retorno aos poucos da música ao vivo, sempre com muita cautela e respeitando as medidas de prevenção”, conta.

Ainda segundo o proprietário, a dica principal para quem deseja sair para bares é procurar os lugares que estejam realmente respeitando as orientações de saúde. “Estabelecimentos com o devido distanciamento e cuidados, que evitem aglomerações, com um atendimento especial e com promoções bacanas. Assim, proporcionando um retorno gradual e positivo” finaliza.

Ao CadaMinuto, o infectologista André Constant, explica que os números da vigilância Epidemiológica do estado tem mostrado uma queda sustentável na quantidade de novos casos de COVID-19. Dessa forma, as regras de restrições e isolamento foram abrandadas, incluindo a reabertura de bares e restaurantes. Entretanto, a COVID-19, por ser uma doença viral, com transmissão por via aérea, só haverá segurança estabelecida com a adoção da vacinação, ou quando a imunidade de grupo for estabelecida. “A vacina por enquanto ainda é uma esperança para 2021. E quanto a imunidade (natural) de grupo, só poderia aferida se houvesse testagem em massa, situação que não vem sendo observada em nosso estado”

Para o infectologista, a queda dos números de novos casos no estado encorajam a reabertura de estabelecimentos que devem agir com cautela e seguindo as medidas de segurança. “Prudência é altamente recomendável. Essa ainda não é a hora de se abandonar as medidas de segurança, como uso de máscaras, e distanciamento social entre outras medidas”

“Com relação aos cuidados que a população deve tomar, seriam exatamente evitar aglomerações mantendo o distanciamento de pelo menos 1,5 a 2,0 metros entre as pessoas, os cuidados de barreira (uso de máscara), higienização das mãos com frequência entre outras medidas.” alerta

CADA MINUTO \ *Com supervisão da editoria.

Foto: Ascom Semtel