O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começou a notificar, nesta quinta-feira (01), as empresas de Alagoas que foram selecionadas na amostra das pesquisas econômicas e ainda não responderam aos questionários. Quem não enviar as informações até o dia 15 de outubro poderá ficar sem a certidão de quitação emitida pelo instituto, documento fundamental para obtenção de benefícios, financiamentos, empréstimos e participação de licitações junto à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e outras instituições públicas de fomento.

As notificações estão sendo feitas por correspondência e também através do serviço prestado por motofretistas. Até o momento, somente 1.095 empresas enviaram as informações dos cinco questionários, que são referentes ao ano de 2019, restando ainda a coleta dos dados de outras 2.512 para completar a amostra total de 3.607.

De acordo com supervisor de pesquisas do IBGE em Alagoas, Praxedes da Silva, as estatísticas são fundamentais para nortear os investimentos empresariais, mas há o risco de o estado alagoano não conhecer a própria realidade.

“Na atual situação, Alagoas pode sofrer um ‘apagão’ de dados econômicos e isso pode influenciar seriamente nas tomadas de decisões para saída das crises e principalmente essa da covid-19, que não tem um prazo para acabar. Ter dados confiáveis é importante porque ajuda os empresários a investir melhor, incluindo os microempreendedores”, enfatiza Praxedes.

As pesquisas econômicas são realizadas anualmente pelo IBGE e servem para, dentre outras finalidades, orientar as políticas governamentais, calcular o valor do Produto Interno Bruto (PIB) e subsidiar os investimentos econômicos dos próprios empresários do setor industrial, construção civil, comércio e serviços no país, incluindo o turismo, e apontar as transformações de longo prazo.

Os dados prestados são confidenciais e serão utilizados apenas para fins estatísticos, nos termos da Lei 5.534/68 e do Decreto nº 73.177/73. Para esclarecimentos ou informações, as empresas devem entrar em contato pelo telefone (82) 98151-8695 ou pelo e-mail: evande.silva@ibge.gov.br.

TNH1.COM

Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília