Segundo analistas políticos, o Legislativo arapiraquense poderá ser renovado em mais de 50% a partir do próximo ano. Sem a confiança do eleitorado e temendo uma rebordosa nas urnas, alguns deles já começaram a pular do barco, anunciando a desistência do processo de reeleição.

Após o vereador Edvânio do Zé Baixinho anunciar desistência da reeleição, Professora Graça foi outra que jogou a toalha. O anúncio oficial ocorreu no final da tarde desta quinta-feira (3). Ambos são filiados ao PSDB, sigla atualmente representada por oito vereadores de mandato.

Outra que automaticamente não irá disputar a reeleição será Gilvania Barros, que colocou seu nome na disputa majoritária.

Ao que se comenta nos bastidores, dos seis “tucanos” que restaram apenas três poderão ser reeleitos e outros três ficarão pelo caminho.

O PROS, que tem cinco vereadores de mandato, também deverá emplacar apenas dois ou, no máximo, três.

Fazendo uma conta rápida diante desta análise, nove vereadores de mandato já estão praticamente certos de ficarem no meio do caminho. Isso sem contar a possibilidade de outros não conseguirem a reeleição, o que pode representar uma renovação superior a 50% na próxima legislatura.

CADA MINUTO

Foto: Assessoria