Em agosto, o volume de vendas no comércio varejista em Alagoas, em comparação com o mês anterior, a quarta alta mensal seguida, após quedas influenciadas pela pandemia em março e abril. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada nesta quinta-feira (08) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na comparação com agosto de 2019, o comércio cresceu 5%, o primeiro resultado positivo desde fevereiro. No acumulado do ano, o setor registrou queda de 7,2%, enquanto nos últimos 12 meses, acumula redução de 5%.

No Brasil, o volume de vendas do varejo cresceu 3,4% em agosto. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o comércio cresceu 6,1%, terceiro resultado positivo consecutivo. Nos últimos 12 meses, o setor acumula crescimento de 0,5%, após três meses de estabilidade. No acumulado do ano, registrou menor ritmo de queda (-0,9%).

“O varejo em abril teve o pior momento, com o indicador se situando 18,7% abaixo do nível de fevereiro, período pré-pandemia. Esses números foram sendo rebatidos nos meses seguintes, até que em agosto o setor ficou 8,9% acima de fevereiro”, explicou o gerente da pesquisa, Cristiano Santos, analisando os resultados para o Brasil.

Vendas no comércio varejista ampliado crescem 7,6% em Alagoas

O volume de vendas do comércio varejista ampliado, que integra também as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, registrou um crescimento de 7,6% em Alagoas no mês de agosto. Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o crescimento foi de 7,8%.

No acumulado do ano, o comércio varejista ampliado sofreu redução (-5,6%) e, nos últimos 12 meses, a queda observada é menor (-2,8%).

Vendas do varejo crescem nas 25 das 27 unidades da federação

O volume de vendas do varejo foi positivo em 25 das 27 unidades da federação, com destaque para Acre (15,6%), Rondônia (12,8%) e Amapá (12,1%). Pressionando negativamente estão Tocantins (-2,4%) e Rio Grande do Sul (-0,2%). No comércio varejista ampliado, também houve predomínio de resultados positivos registrado em 26 das 27 unidades da federação, com destaque para Piauí (20,2%), Acre (12,6%) e Sergipe (9,6%). O destaque negativo ficou para Roraima (-1,4%).

*com Assessoria \ CADA MINUTO

Foto: Claudio Vieira – PMSJC