Após o título de doutor honoris causa concedido pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal) ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ter sido anulado por decisão da 4ª Vara Cível de Arapiraca, a Uneal comunicou que vai recorrer da decisão. O presidente do Partido dos Trabalhadores de Alagoas (PT/AL), Ricardo Barbosa disse ao Cada Minuto que o juiz foi parcial e que esse fato mancha o Poder Judiciário de Alagoas.

Por meio de nota, a Uneal disse que a “sentença da 4ª Vara Cível de Arapiraca não somente afronta o Conselho Superior da instituição, órgão máximo que aprovou o título honorífico, mas também fere a Constituição Federal, que garante autonomia às universidades brasileiras”.

Ainda em nota, o setor jurídico da Uneal foi acionado e tomará as medidas judiciais cabíveis.

O presidente do PT disse à reportagem que vai entrar em contato com a Uneal para saber quais são as medidas jurídicas que a Universidade pretende tomar e que acredita que a decisão será revertida.

Ricardo enfatizou que a decisão está no compasso de um novo mundo que a sociedade está sendo tomada por forças obscuras que matam a democracia e a autonomia universitária. Além disso, o presidente do partido em Alagoas defendeu o ex-presidente.“Lula é um homem respeitado que tem mais de trinta títulos no mundo todo, em países que reconheceram o merecimento do presidente para que ele recebesse esse título”.

O presidente criticou a candidata a vereadora de Maceió, Maria Ferro, que ingressou com a ação e o juiz. “Ele não foi parcial. Com certeza ele comunga desse pensamento autoritário e que desrespeita a autonomia universitária. Foi um ato absurdo. E a candidata quis se promover”.

Para Ricardo, o que aconteceu mancha o Judiciário de Alagoas. “Por ter entre os quadros de funcionários, um juiz que se comporta de uma forma obscura”.

CADA MINUTO

Foto: AFP