Acontece neste sábado (21), o McDia Feliz, que transforma a venda de Big Mac em sorrisos. O evento desse ano será o primeiro sem atrações musicais e infantis em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Para participar e contribuir com a causa, basta pedir um BigMac no McDonald’s mais próximo.

Em Alagoas, a renda das vendas do sanduíche será revertida em fundos para a Associação de Pais e Amigos de Leucêmicos de Alagoas (Apala). O evento é uma das maiores campanhas para arrecadação para iniciativas voltadas à luta contra o câncer infantojuvenil, lideradas pelo Instituto Ronald McDonald e para diversos projetos como foco na educação de crianças e adolescentes apoiados pelo Instituto Ayrton Senna.

A edição do McDia Feliz 2020 deste ano contará com uma série de medidas de segurança para todos os participantes. Os clientes serão orientados a utilizar preferencialmente modelos com menor contato, como Drive-Thru. Por ora, os tradicionais eventos comemorativos nos restaurantes serão substituídos por ações de interação e engajamento online.

Além disso, os restaurantes da rede estão seguindo um protocolo especial de operação, que inclui o uso de máscaras, luvas e viseiras pelos colaboradores, instalação de barreiras acrílicas nos pontos de atendimento, demarcação de distanciamento social e reforço nos procedimentos de higiene, entre outras ações que fazem parte da campanha McProtegidos.

Programa Diagnóstico Precoce

Durante a ação é para alertar, a Apala irá lançar o projeto “Quanto Mais Cedo Melhor”, com o objetivo de conscientizar sobre os principais sintomas da doença. O projeto, que é realizado em parceria com o Instituto Ronald McDonald, faz parte do “Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil”, que com a renda do McDia Feliz visa capacitar 400 profissionais da área da saúde que estão em linha de frente nas cidades do interior de Alagoas.

O intuito desse projeto é instruir para que seja identificado muito previamente os primeiros sintomas de câncer infantil, a fim de evitar que o paciente se desloque para a capital já em estado avançado e, em muitos casos, com poucas chances de cura.

O Programa existe desde 2008 e já capacitou mais de 26 mil profissionais de saúde em 214 municípios, envolvendo 20 instituições e 14 estados. Aqui em Alagoas, o projeto já capacitou mais de 3.200 profissionais, em 14 municípios. Apesar dos números expressivos, ainda há um grande número de profissionais a serem alcançados e sensibilizados.

Este ano, em caráter inovador, diante do novo cenário enfrentado diante da pandemia da Covid-19, o Programa seguirá suas ações com algumas inovações. A primeira delas é que o evento se dará em formato online. A segunda, é que seu público alvo será exclusivamente de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Serão ofertadas vagas para as seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal de Alagoas – UFAL, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas – UNCISAL, Universidade Tiradentes – UNIT e Centro Universitário – CESMAC, mediante articulação realizada pela APALA.

As aulas serão ofertadas em formato online, em plataforma que permitirá a interação com os alunos, sendo ofertadas 8 turmas. As aulas serão ministradas pela Médica Oncologista Pediátrica, Dra Suzana Marinho, que também é Coordenadora Científica do Projeto. A Coordenadora Técnica do Projeto, Luiza Cabral, esclarece que as turmas ocorrerão no período de Outubro a Dezembro/2020, e que em breve será disponibilizado acesso a inscrição online, mediante divulgação com Coordenações de Curso das instituições.

O McDia Feliz

O McDia Feliz é o principal evento beneficente do McDonald’s e, atualmente, é uma das maiores mobilizações em prol de crianças e adolescentes no Brasil. A campanha é realizada no país desde 1988, gerando recursos para as instituições apoiadas pelo Instituto Ronald McDonald, que atuam para proporcionar mais saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer. Em 2018, o projeto ampliou seu impacto para beneficiar outra causa de grande importância para o país, a Educação, contribuindo para as ações do Instituto Ayrton Senna. Desde sua primeira edição, mais de R$ 300 milhões já foram arrecadados pelo McDia Feliz.

*Com informações da assessoria \\ GAZETAWEB.COM

FOTO: Reprodução