campanha de Enfrentamento ao Aedes aegypti começa nesta segunda-feira (22). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Comitê Municipal de Mobilização Integrada para o Controle da Dengue e Riscos Ambientais, promove, o objetivo é de conscientizar a população acerca do risco que o mosquito Aedes aegypti – transmissor de dengue, zika e febre chikungunya – ainda representa para as pessoas.

Conforme informações divulgadas pela assessoria de comunicação da SMS, a campanha teve boa parte das ações com execução voltada para as plataformas digitais, respeitando as medidas restritivas.

“A campanha precisou ser adaptada ao nosso ?novo normal?, estabelecido pela pandemia. E como o conteúdo não pode ser trabalhado diretamente em sala de aula, estamos reforçando esse estímulo com orientações práticas, palestras e jogos interativos, consolidando o trabalho educativo como ferramenta de combate e controle de doenças”, afirmou a coordenadora da área técnica de Articulação e Mobilização Comunitária da Copes, Adriana Paula Xavier.

Tendo à frente a Gerência de Promoção e Educação em Saúde (Gpes) da SMS, as ações da campanha este ano contam, além do Sesi e Sesc, com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), na mobilização dos estudantes do município. Para eles, foram desenvolvidos três podcasts sobre a temática “Enfrentamento do Aedes aegypti”, que serão veiculados na próxima semana, através dos espaços criados pela Semed para o ensino online em emissora de rádio local.

De segunda a sexta-feira, a programação contará com atividades e publicações diárias, que somarão esforços ao trabalho de orientação domiciliar – apenas porta a porta, sem entrar nas residências, devido aos riscos de contaminação durante a pandemia – que as equipes de educadores em saúde e de endemias vêm realizado rotineiramente nos bairros da Capital.

O “Dia D” de Enfrentamento ao Aedes aegypti vai acontecer na terça-feira (24), das 8h às 12h, na Escola Municipal Nosso Lar (R. Sampaio Dória, 152, Ponta Grossa). No local haverá entrega de máscaras e álcool em gel para pais e alunos; distribuição de kits educacionais sobre a campanha para os alunos; distribuição de chás e mudas de plantas medicinais; palestras sobre saúde; cineminha sobre o tema; roda terapêutica com o Ministério Público; e receitas alternativas com o sururu. O acolhimento ficará por conta da equipe do Projeto Guarda Faz Escola, da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs).

Por Clariza Santos com assessoria
FOTO: Reprodução