No feriado desta sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, a Unidade Maceió do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), no Trapiche da Barra, estará aberto para receber doações de sangue normalmente, no horário de 7h às 17h.

Para doar sangue, é necessário que o voluntário, além de apresentar bom estado de saúde, compareça ao Hemoal usando máscara e portando um documento de identificação oficial e original com foto.

O Ministério da Saúde (MS) exige que o doador tenha no mínimo 16 anos e peso igual ou superior a 50 quilos. “No caso dos voluntários menores de 18 anos, é obrigatório comparecer ao Hemoal acompanhado dos pais ou responsáveis legais, portando um documento de identificação oficial e original deles. Caso contrário, a doação de sangue não será autorizada”, ressalta a assistente social do Hemoal, Natasha Souza.

Os voluntários ficam impedidos de doarem se tiverem contraído hepatite depois dos 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das mulheres, a doação de sangue é impedida caso estejam gestantes ou amamentando.
Pessoas infectadas pelo coronavírus ficam impossibilitadas de doar sangue pelo período de 30 dias, contados após a recuperação. Caso tenha tido contato com pessoas infectadas e não tenha apresentado sintomas durante 14 dias, não há problema.

Por Lívia Tenório | Portal Gazetaweb.com
FOTO: Agência Alagoas