O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL), Fernando Cândido, participou da cerimônia de lançamento do programa “Saúde Com Agente”, uma estratégia proposta pelo Ministério da Saúde (MS) que inclui a formação técnica dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE) que atuam no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento aconteceu na tarde desta terça-feira (08), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF) e teve participação do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e do ministro da saúde, Eduardo Pazuello.

A proposta é que a capacitação seja realizada 50% de forma presencial e 50% à distância, com início previsto para março de 2021. “A realização desse curso é uma reivindicação antiga da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (FENASCE), da qual eu sou secretário de organização”, afirmou Fernando Cândido que, entre outros diretores, também representou a entidade durante a cerimônia.

Para o presidente do SINDACS-AL, é fundamental promover a valorização da categoria por meio de programas de qualificação técnica. “É dever do Estado prover o acesso à formação profissionalizante dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias para o fortalecimento das ações de promoção da saúde, mobilização social, educação popular e vigilância em saúde. Precisamos fortalecê-los enquanto categoria profissional, qualificar a sua atuação e potencializar o seu papel no processo de transformação do modelo de atenção à saúde”, explicou.

De acordo com Fernando Cândido, sua viagem à Capital Federal também será a oportunidade para cumprir com uma agenda voltada aos interesses dos ACS e ACE. Entre as ações, ele e outros líderes pretendem cobrar celeridade na tramitação do Projeto de Lei que permite o acúmulo de dois cargos públicos pelos agentes. O documento está tramitando na Câmara e ainda precisa ter o relatório final aprovado na Comissão de Constituição e Justiça para ser encaminhado ao Senado.

Fonte: Assessoria \ TRIBUNA HOJE

↑ (Foto: Reprodução)