As redes sociais se transformaram no maior palco de denúncias da população nos últimos anos. E foi usando essas ferramentas abertas e em grupos fechados de WhatsApp que os moradores do Passo de Camaragibe, na Região Norte, resolveram denunciar o descaso com o lixo hospitalar da Unidade de Saúde Dr. Carlos Gomes de Barros, localizada na rua São Sebastião, 170, no centro da cidade, que está há dias sem fazer a coleta do lixo hospitalar, gerando um grande acúmulo de material e trazendo riscos à comunidade.

De acordo com as imagens exibidas nas redes, a população denuncia o descumprimento de três artigos da Resolução RDC Nº 306, de 7 de dezembro de 2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Esse tipo de lixo pode trazer diversos danos ambientais, sociais e de saúde pública, sobretudo, em relação à falta de coleta adequada dos resíduos hospitalares. Quando armazenados e descartados de forma imprópria, os resíduos infectados com secreções, sangue e outras substâncias favorecem a atração e a proliferação de insetos e roedores, que desempenham o papel de reservatórios e/ou vetores de diversas doenças, representando um dos principais problemas de saúde pública relacionado aos resíduos quando não gerenciados.

Insetos, como moscas, os mosquitos e baratas encontram condições adequadas de abrigo e alimentação no lixo, se proliferando rapidamente. Esses animais se adaptam facilmente ao ambiente doméstico, passando a conviver com a população e transmitindo doenças com grande rapidez e facilidade.

Até o momento a Prefeitura Municipal ainda não se manifestou.

Fonte: Tribuna Hoje / Claudio Bulgarelli

(Foto: Redes sociais)