Economia para os cofres públicos é o principal objetivo do Projeto de Lei que prevê a padronização de uso da logomarca que identifique o município de Maceió utilizada em todos os bens móveis e imóveis, próprios e impróprios, na capital. O PL foi aprovado nesta quarta-feira (9) após pedido de urgência e, por consequência, realização de sessões ordinária e extraordinária, na Câmara Municipal de Maceió. A iniciativa é do vereador Ib Breda (MDB).

“Há muitos anos estamos observando a constante mudança das marcas das gestões que passaram pela prefeitura de Maceió. Isso foi modificado com o prefeito Rui Palmeira (sem partido) que passou a utilizar o brasão de Maceió. Por isso, apresentei o PL que prevê a obrigatoriedade da padronização da marca, o que vai trazer economia aos cofres públicos”, explicou Ib Breda. Como foi aprovado já em segunda discussão, o texto segue para sanção ou veto do prefeito , que tem prazo de 15 dias para se manifestar sobre o tema.

Além desse PL, os vereadores aprovaram iniciativa que autoriza a criação do Programa Especial de Prevenção, Controle e Orientação a Sífilis, apresentado pelo vereador Cleber Costa (PSB), que também teve aprovação de Moção de Repúdio à rede de supermercado G Barbosa, acusado de crime de racismo contra um jovem em Maceió.

Ainda na pauta da Ordem do Dia desta terça, foram aprovadas concessões de Título de Cidadão Honorário de Maceió a advogada Cosmélia Folha, proposto pela vereadora Fátima Santiago (Progressistas); a Leandro Almeida de Jesus, indicação de Siderlane Mendonça (PSB); ao coronel Cláudio Gadelha, iniciativa de Chico Filho (MDB); e, por fim, ao secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, concedido por Antônio Holanda, e Maria Angelita de Lucena e Melo Sousa, feito pela vereadora Ana Hora (MDB).

Sobre infraestrutura, a vereadora Silvania Barbosa (PRTB) teve Requerimento aprovado para que o Executivo revitalize a Praça Dubeaux Leão, no Tabuleiro do Martins; já Simone Andrade (DEM), também apresentou Requerimento com pedido à Prefeitura de Maceió para que faça reparos, com recolocação de poste de iluminação pública, na Rua Dr. José Braga Lira, no Benedito Bentes.

Luciano Milano-Dicom/CMM
foto: Camara