Após um ano atípico e marcado por uma crise financeira, o estado de Alagoas pode terminar 2020 com um alívio econômico. Segundo dados divulgados no início de dezembro, a taxa de ocupação hoteleira durante o Réveillon já ultrapassou a marca dos 85% e promete trazer uma recuperação parcial para o setor do turismo no estado. A ideia de aproveitar as festividades no final de ano para uma retomada parece dar resultado.

A importância do turismo em Alagoas não é uma novidade, principalmente no setor econômico da região. Além de representar cerca de 2,5% do PIB do estado, o setor também é um dos que mais recebe investimento nacional e internacional. Por conta disso, este ano acabou se transformando em um pesadelo para as empresas dessa área, principalmente no meio do ano. Contudo, as notícias para o final de 2020 são boas.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Alagoas (ABIH-AL), a taxa de ocupação dos hotéis no estado passou da marca de 85% para o Réveillon. Ou seja, a passagem de ano promete ser um alívio em um dos setores que mais sofreu com a crise financeira. Além disso, também é uma evolução perante aos números do Natal, que conseguiu atingir uma taxa de ocupação hoteleira de apenas 65%.

As projeções para o final deste ano eram bastante pessimistas, porém os números foram surpreendentes e positivos. Alagoas deve se manter como um forte destino turístico no Brasil e, dessa forma, repetir o bom desempenho que conseguiu em 2019. O brasileiro tem uma tendência de viajar durante o verão e, neste ano, não parece que será diferente. Os hotéis agradecem, pois, assim é possível projetar um futuro mais promissor.
Festas e o turismo

O final de ano costuma ser uma das épocas mais importantes para o turismo brasileiro, seja em Alagoas ou em qualquer outro estado. Por exemplo, no Rio de Janeiro, as festas de Réveillon são famosas em todo o mundo e costumam receber diversos turistas. Isso se repete também em outras grandes cidades brasileiras, como São Paulo, Fortaleza, Porto Alegre e até mesmo Maceió. Por conta disso, é um bom sinal que as taxas de ocupação dos hotéis alagoanos estejam altas.

Contudo, não é apenas o ano novo que agita o turismo brasileiro. Na verdade, existem várias festas e comemorações que costumam ser um bom sinal para a economia deste setor. O melhor exemplo é a época do Carnaval, que costuma ser entre fevereiro e março. Diversas cidades, principalmente do Nordeste e do Sudeste, ficam lotadas de turistas e curiosos que querem conhecer essa época tão importante para a nossa cultura.

As festas e comemorações temáticas são bastante usadas por diferentes indústrias, e não apenas do turismo. No ano passado, por exemplo, a Netflix adaptou o catálogo da plataforma para indicar filmes e desenhos com temática de Natal. É uma ação que costuma fazer sucesso na TV, e que está funcionando com as plataformas de streaming. Os cassinos online também buscam inspiração nestas festividades, como mostra as slots machines indicadas pelo portal VegasSlotsOnline. Existem máquinas caça-niqueis temáticas de datas importantes para diferentes países, como o Halloween, o Dia dos Mortos e até mesmo o nosso Carnaval. A mesma coisa acontece na indústria da música, como mostra a lista de melhores álbuns natalinos da Billboard.
Mais investimento

Aproveitando a retomada do turismo em Alagoas, o estado deve voltar as atenções para os investimentos no setor. No início do ano, em Maceió, um plano que previa um investimento na casa dos R$ 41 milhões foi anunciado, mas nunca saiu do papel. Os bons números mostrados para o final de 2020 podem fazer com que essas ações sejam retomadas e, com isso, o estado possa ter um futuro ainda mais promissor na área.

No final de 2019, alguns números mostravam que o estado alagoano estava no rumo certo quanto ao turismo. A taxa anual de ocupação dos hotéis da região atingiu 74% e ficou acima do número nacional. Além disso, Maceió se destacou como destino de investimentos e conseguiu crescer em 6% no número de ofertas da rede hoteleira. Ou seja, existe um potencial muito grande na região, e que pode ser explorado em 2021.

Depois de vários problemas enfrentados durante o ano, a impressão que fica é de um final de 2020 um pouco melhor. As taxas do ano inteiro, que devem ser divulgadas apenas em janeiro, devem trazer uma forte queda, porém a retomada pode acontecer com as festas do Réveillon. A ocupação acima dos 85% é uma notícia excelente, e pode animar vários outros mercados, fazendo o estado voltar a crescer nos números.

CADA MINUTO

Fonte: Pixabay