Com o tema central sobre “A (Re)significação da Presencialidade e Potencialização do Hibridismo”, o Cesmac realiza, de 11 a 14 de Janeiro o Congresso Internacional de Educação Superior 2021. O evento acontece totalmente no formato on-line na Plataforma Microsoft Teams e propõe debates nesse período de enfrentamentos decorrentes da crise sanitária instaurada mundialmente, por conta da COVID-19.

O público-alvo do evento inclui gestores, técnicos administrativos, discentes e docentes de ensino superior. A programação conta com quatro eixos temáticos: Educação, Tecnologia e Complexidade do Conhecimento; Currículo, Avaliação e Formação Docente; Biotecnologia, Inovação e Saúde e Tecnologia Socioambiental e Biodiversidade.

O objetivo é discutir e refletir sobre os processos de ensino e aprendizagem surgidos em contexto de adaptação do formato presencial, transposição para o remoto e, posteriormente, híbrido, decorrentes da pandemia de COVID-19. Além disso, debater e compartilhar produções e/ou experiências pedagógicas inovadoras nos contextos locais, nacional e internacional, dando destaque ao registro e pulverização das ações e eventos do Cesmac no ano pandêmico e ainda promover espaços reflexivos sobre as práticas pedagógicas.

A partir das 9h da segunda-feira (11), acontece a abertura oficial com apresentação virtual do Coral Cesmac e mesa composta pelo Dr. João Sampaio – reitor do Cesmac; Prof. Dr. Douglas Apratto – vice-reitor do Cesmac; Prof. Dr. Fábio Guedes – Secretario de Estado da Educação e Profa. Dra. Iara Xavier. Participam da mesa magna o Prof. Dr. Celso Niskier; a Profa. Dra. Iara Xavier, com o tema “Os novos paradigmas da educação superior” e o Prof. Dr. Douglas Apratto, vice-reitor do Cesmac, que vai debater sobre “Resultados quali-quantitativos das ações acadêmicas do Cesmac em tempos de pandemia”. A programação continua no período da tarde com palestras e mesas de debates nas salas virtuais do evento.

Na terça-feira (12), acontece a mesa internacional com o tema: “Realidade intra-pandemia Inglaterra, Europa, Equador e América Latina”, com a presença da Profa. Dra. Carina Bossu (Reino Unido) e do Prof. Dr. Artieres Estevão Romeiro (Equador). O debate continua destacando “Realidade da pandemia em Alagoas e no Cesmac”, com a participação do Prof. Dr. Dyjalma Antônio Bassoli, além da temática sobre “A internacionalização da ciência em tempos de Covid-19”, com Flávia Cerqueira – Assessora internacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), Prof. Dr. João Vicente – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL) e Maria Bueno Barbosa.

Por Marcondes Augusto | Portal Gazetaweb.com

FOTO: Divulgação