ão Miguel dos Milagres, com sua praia de mesmo nome, é também um dos destinos mais bem avaliados do TripAdvisor, depois do Gunga, Lage, Patacho, Toque, Antunes, Barra Grande e Ponta do Mangue. E com a chegada da alta temporada, o principal destino turístico da Rota Ecológica e o segundo mais importante do Litoral Norte, passou a ser um dos mais requisitados destinos turísticos do Nordeste. Desde o último dia 20 de dezembro, quando teve início oficialmente o verão e até o final de fevereiro, mais de 30 mil pessoas devem passar pela cidade, para ficar um, dois dias ou até uma semana em suas mais de 80 pousadas.

A Rota Ecológica tem em comum praias paradisíacas e piscinas naturais. Mas ao contrário de outros destinos, São Miguel dos Milagres é um dos lugares mais preservados desse litoral. Com lugares bem rústicos, vilas de pescadores, pousadas pé na areia e praias praticamente desertas, o balneário continua sendo uma agradável surpresa para quem o visita.

Nesse período que a cidade está cheia de turistas de todo o Brasil, ai vai algumas dicas e as principais praias desse trecho do litoral alagoano.

Partindo de São Miguel, caminhada até a Praia do Riacho e Praia do Marceneiro. A praia de São Miguel dos Milagres é repleta de jangadas e barcos, que formam um bonito colorido em contraste com o mar quase azul cristalino. Praia do Riacho, a última ao sul de São Miguel dos Milagres é uma praia que vale conhecer. Alguns coqueiros inclinados fazem a festa de quem quer uma foto daquelas de cartão postal. Ao longo do caminho muitos coqueiros e trechos desertos. Seguindo o caminho se chega até a Praia do Marceneiro.

Piscinas Naturais do Toque e São Miguel dos Milagres. Passeio entre os mais concorridos. Atenção: o horário do passeio até as piscinas naturais depende da tábua da maré. Os jangadeiros já te informam qual o melhor horário para sair, mas o legal é procurar ir 2 horas antes ou até no máximo 2 horas depois do ponto de maré mais baixa. Com a maré acima de 0,5 m, o passeio fica prejudicado pois a água fica muito turva e pode não valer a pena. Vale flutuar com toda a calma desse mundo e ir observando o movimento nos corais. Vez por outra aparecem peixinhos, mas a própria formação já é belíssima. Evite utilizar ração para atrair os peixes, já que essa prática não é recomendada. Além de nadar e fazer snorkeling, é possível também caminhar pelos arrecifes. Pequenas piscinas naturais e o próprio desenho de uma piscina cercada de corais fazem o passeio valer a pena.

Caminhada para conhecer as praias do Toque e de Porto da Rua

Caminhada até a Praia do Toque e Porto da Rua. De novo partindo de São Miguel, a caminhada é uma das mais belas, pois ao longo do caminho se pode observar as belas pousadas de charme e até a casa do cantor Djavan.

A Praia do Toque, com a maré baixa, já foi considerada uma das mais belas do mundo. Nem é preciso dizer que a experiência de ficar ali curtindo aquela água quentinha e rasinha, em deliciosas piscinas naturais na areia, é imperdível.

Por conta disso, a Praia do Toque é considerada por muitos uma das melhores de Alagoas.

Mais 10 minutos e se chega a Porto da Rua. O mar é o mesmo, igualmente lindo, mas esqueça a tranquilidade da Praia do Toque. Tudo é mais movimentado. Na sequência da caminhada, fica a foz do rio Tatuamunha.

Por fim, os famosos passeios de Buggy. Saindo de São Miguel ir imediatamente visitar o alto do Cruzeiro em primeiro lugar. Em seguida o passeio segue por dentro do coqueiral, primeiro no Toque e depois em Porto da Rua.
Em direção a Porto de Pedras uma parada na praia do Patacho.

Depois de conhecer o centro histórico de Porto de Pedras e se deslumbrar com a arquitetura das igrejas e antigas construções, bem como visitar a árvore de oitizeiro onde D. Pedro I descansou com sua comitiva.

Para complementar uma maravilhosa visita ao morro do farol da cidade com vista para o mar de cor verde esmeralda e rio Manguaba onde foi palco de batalhas entre portugueses e holandeses.

Fonte: Tribuna Hoje / Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte

(Foto: Divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here