Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, mais de 25,5 mil pessoas já foram vacinadas em Maceió, sendo 5.200 idosos acima de 85 anos, o que representa 80% desse público-alvo na capital alagoana.

Cerca de 300 idosos acamados ainda devem ser imunizados até esta sexta-feira (5), e, no total, 600 pessoas nestas condições foram vacinadas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), pretende divulgar, amanhã, o calendário de vacinação para a nova faixa etária de idosos.

“A estimativa populacional era de vacinar 6.500 idosos acima de 85 anos, então, foi uma meta louvável para o Município. Logo mais, estaremos anunciando novas categorias para serem vacinadas. Aqueles que não tiveram a oportunidade terão como se vacinar à medida que consigamos mais imunizantes para novos segmentos de idosos”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Pedro Madeiro.

Segundo o secretário, 1.200 doses da vacina Oxford/AstraZeneca foram colocadas à disposição na última campanha, mas não foram utilizadas. Elas serão aproveitadas, contudo, nas próximas fases da imunização em Maceió.

Uma reunião entre a SMS e a Secretária de Estado da Saúde (Sesau) irá definir o novo cronograma. A SMS ainda espera a nova remessa de doses que será enviada pelo Ministério da Saúde (MS), para divulgar as estratégias de vacinação. Por enquanto, os três pontos de vacinação devem continuar.

“O Instituto Butantan irá liberar mais 3 milhões de doses para todo o Brasil, e vamos esperar quantas doses serão disponibilizadas para Alagoas. A Prefeitura vai continuar com os três pontos de vacinação existentes no Estacionamento do Jaraguá e nos dois shoppings em Mangabeiras e no Benedito Bentes. De acordo com a quantidade de imunizantes que chegarem, a gente vai poder ampliar o público-alvo e abrir novos postos”, ressaltou Madeiro.

GAZETAWEB.COM

FOTO: Tatianne Brandão