O dia 5 de fevereiro é o Dia da Mamografia e para falar sobre a importância do exame para a prevenção do câncer de mama, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, regional Alagoas, João Aderbal, conversou com a reportagem da Tribuna para a edição desta semana do TH Entrevista, no canal Portal Tribuna do YouTube.

De acordo com o mastologista, a mamografia é o exame mais indicado para realização de rastreamento do câncer de mama precoce, pois demonstrou redução da mortalidade pela doença em até 40%. Apesar da sua importância, a quantidade de mamografias realizadas pelo SUS em nosso país ainda é muito baixa, 22% da capacidade total em 2019.

A idade preconizada pela Sociedade Brasileira de Mastologia para o início da realização de Mamografia é de 40 anos de idade para as mulheres em geral. Mulheres com histórico familiar de câncer de mama devem procurar o mastologista para saber qual a idade mais indicada no seu caso. “Mulheres com uma grande carga de estresse devem ficar sempre alertas. A sobrecarga com trabalho, os filhos e a casa pode ser um fator para o surgimento da doença”, alertou João Aderbal.

O mastologista explica ainda que a mamografia não é um exame de prevenção, que não evita que o câncer aconteça, mas é o melhor exame para diagnóstico precoce, quando a doença possui cerca de 95% de chance de cura.

De acordo com a médica, Alagoas foi o segundo estado do Brasil que mais realizou mamografias pelo SUS, mas em 2020, houve uma queda de 40% no número de exames, por conta da pandemia.

Fonte: Tribuna Independente
(Foto: Jonathan Canuto)