Alagoas receberá mais 37.400 doses de imunizantes contra a Covid-19, segundo informações do Ministério da Saúde (MS). A previsão vem após o Governo Federal receber, nessa terça-feira (23), cerca de 3,2 milhões de doses de vacinas.

O MS divulgou tabela com a quantidade de doses a serem repassadas para os estados, mas não informou quando a distribuição deve acontecer, não havendo, ainda, um calendário oficial.

Na remessa recebida pelo país, constam 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca e 1,2 milhão da CoronaVac. No caso de Alagoas, 24 mil doses da AstraZeneca e outras 13.400 da Coronavac devem chegar ao estado, o que dá um total de 37.400 doses.

Vacinas em falta

As novas doses representam, para alguns estados, o primeiro grande carregamento desde a distribuição inicial de vacinas pelo país. Várias cidades tiveram que suspender ou restringir a vacinação por falta de doses.

Até agora, apenas 6 milhões de brasileiros receberam a primeira dose de alguma das duas vacinas. O total representa menos de 8% das cerca de 77 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários de imunização, e menos de 3% da população do país.

Nessa terça-feira (23), a Anvisa autorizou o registro definitivo da vacina da Pfizer no Brasil, o que permite a importação do imunizante. Apesar de ter sido testada no país, ela ainda não está disponível para a população.

No início do ano, a farmacêutica disse ter oferecido 70 milhões de doses da vacina ao governo brasileiro para entrega ainda em dezembro, mas a oferta foi recusada. O Ministério da Saúde disse que as doses propostas pela Pfizer causariam “frustração” aos brasileiros.

Redação com G1
Tânia Rêgo/Agência Brasil