São José da Laje terá uma nova Estação de Tratamento Água (ETA) que vai atender milhares de famílias. Os investimentos em melhoria da qualidade de vida são constantes no município de São José da Laje. Além das obras de infraestrutura e desenvolvimento econômico em andamento, a prefeitura investe em uma nova Estação de Tratamento de Água, inaugurada em 1971 e cuja utilização era para apenas 1.000 instalações.

Atualmente, o município em crescimento possuiu mais de 5.000 instalações residenciais. Elaborado em 2018 na gestão do então prefeito Rodrigo Valença, o projeto que trata da ampliação do abastecimento de água do município de São José da Laje, tem um orçamento aproximado em R$ 4,5 milhões, dividido em duas etapas. A primeira etapa estipula a substituição da adutora no Rio Jiboia, onde acontece à captação para a Estação de Tratamento, localizada na Avenida Enéas Marinho, no centro da cidade, além da modernização dos equipamentos.

A segunda etapa pretende realizar a substituição de toda rede de distribuição de água em toda cidade; a modernização dos equipamentos operacionais nas instalações já existentes; recuperação de reservatório existente no Alto do cemitério, ofertando maior volume de água para os moradores do Bairro Juriti e do Conjunto Terezinha de Araújo; entre outras melhorias previstas no projeto de requalificação e modernização da ETA.

De acordo com a prefeita Ângela Vanessa, o atual sistema de abastecimento de água encontra-se obsoleto, em virtude do aumento do número de residências na cidade, desde a sua captação, passando pela Estação de Tratamento e até chegar as residências dos lajenses.

Visita

Na última quarta-feira, 24, o superintendente da Codevasf em Alagoas, Ricardo Lisboa, esteve em São José da Laje para inspecionar a área da capitação de água nos mananciais do Riacho Jiboia, bem como a situação do sistema de água que atende os moradores. Ricardo Lisboa esteve ainda na unidade do SAAE municipal. O cronograma do projeto prever a realização de ajustes e atualização; análise e aprovação desses ajustes pela Codevasf para em seguida ser efetuado o processo de licitação para aceleração da obra.

Durante reunião com o superintendente da Codevasf, a prefeita Angela Vanessa ressaltou que ‘desde que iniciamos a parceria com a Codevasf na gestão do prefeito Rodrigo Valença, conseguimos muitos benefícios para o lajense’. “Vamos estreitar cada vez mais essa parceria e acelerar o processo e burocratização. Agradeço demais a atenção do superintende Ricardo Lisboa para com o nosso município”, afirmou a prefeita.

O ex-prefeito de São José da Laje e atual secretário de Relações Institucionais, Paulo Roberto Neno, disse que “são parcerias importantes [como com a Codevasf] para a nossa cidade continuar avançando e melhorar a qualidade de vida do lajense, a nossa gratidão ao deputado Arthur Lyra que tem sido gigante neste processo’. Ricardo Lisboa afirmou que estará sempre à disposição do município para ajudar na realização do projeto.

Ainda participaram da visita o vice-prefeito Dr. Júnior; o secretário municipal de Infraestrutura, João Nuna e o diretor do SAAE, Jobson Araújo.

CADA MINUTO