O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pediu a colaboração da população para evitar o colapso no sistema de saúde do estado. Em uma série de tuítes, o tucano elencou várias ações tomadas pela sua gestão, mas mostra preocupação com o avanço da pandemia de Covid-19.

O tucano ressaltou que há hospitais com 100% de ocupação dos leitos de UTI, parte deles na rede privada.

“Desde o início da pandemia, adotamos diversas medidas para evitar o colapso da saúde. Mais do que dobramos o número de novos leitos de UTIs, compramos mais de 3.400 respiradores, contratamos mais médicos e enfermeiros. Porém, diante da força dessa nova onda, os esforços não serão suficientes se a população não fizer sua parte”, diz.

Embora não tenha dito, Doria pode ter se referido a cidadãos que saem de casa para fazer atividades não essenciais, como ir a festas e encontros. No último fim de semana, o governo aplicou multas em 286 estabelecimentos que descumpriram as normas do toque de restrição, medida que pretende coibir aglomerações das 23h às 6h. A fiscalização é conduzida pela Vigilância Sanitária, Polícia Militar e Procon-SP.

TNH1.COM

FOTO: Instagram