A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e o Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas (Conisul) já iniciaram as tratativas para a compra de vacinas contra a Covid-19 para serem distribuídos entre os municípios consorciados. As duas entidades informaram, no entanto, que a aquisição somente ocorrerá se o Governo Federal não cumprir com o calendário nacional de vacinação.

O presidente da AMA, prefeito Hugo Wanderley (MDB), destacou que os municípios estão seguindo a orientação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) para um caminho mais viável, que é o processo de compra por meio de consórcios já existentes e consolidados. Em primeiro momento, o objetivo é imunizar profissionais da saúde e educação.

“Conversei com o presidente do Conisul, Marcelo Beltrão, já iniciamos as tratativas. Mas só podemos fazer a compra caso o Governo Federal não faça. O Estado também já se disponibilizou para fazer aquisição. Vamos encaminhar para o consórcio do Conisul os municípios que demonstrem interesse na compra”, destacou Wanderley.

O caminho para compra dos imunizantes, contra a Covid-19, será mais curto, porque o Conisul possui 52 municípios devidamente conveniados. Os municípios serão informados em breve da decisão.

Por outro lado, a AMA e o Conisul informaram que a primeira opção para vacinação contra Covid-19 é pela distribuição do imunizante pelo Governo Federal e pelo Estado, que já se sinalizou o interesse para comprar quando for necessário. Mas, para deixar garantido o recebimento das vacinas, as entidades se articularam para a compra de forma consorciada.

GAZETAWEB.COM

Reuters/Imago Imagens/Direitos Reservados