Um aviso meteorológico, emitido pela Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), prevê condições favoráveis para pancadas de chuva acompanhadas de rajadas de vento em pontos isolados do Litoral, em especial ao Norte e região Metropolitana e na Zona da Mata, a partir da manhã desta quinta-feira (18). A instabilidade pode se estender até a próxima sexta-feira (19).

De acordo com o aviso, isso se dá devido a condições atmosféricas sobre a região Nordeste do Brasil, favorecidas pela atuação de um cavado em baixos níveis da atmosfera próximo à costa leste do Nordeste. As chuvas também podem atingir a região do Agreste e o Baixo São Francisco, mas em menor intensidade.

Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e, também, não impactarão nos níveis das lagoas; porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas, transbordamento de pequenos riachos e movimentações de massa em áreas de encosta

Como a previsão dessas chuvas para estas áreas será localizada, a precisão da localização e intensidade poderá ser prevista apenas com algumas horas de antecedência, mediante o monitoramento contínuo.

A Sala de Alerta segue monitorando as condições sinóticas, e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.

GAZETAWEB.COM

FOTO: Divulgação