Como parte das medidas para frear o avanço da Covid no estado, nesta segunda-feira (22), estão fechadas todas as lojas do Centro de Maceió e também as lojas de rua, ficando abertos somente os shoppings centers, das 11h às 20h. A medida seria para alternar e diminuir a circulação de pessoas e consequentemente evitar aglomerações.

Na prática, no entanto, a estratégia está longe de ser funcional. Ainda nas primeiras horas da manhã, o que se constatou foi insuficiência na oferta de coletivos, o que resultou em trabalhadores amontoados em paradas e dentro de ônibus lotados, sem nenhuma alternativa de distanciamento social. Confira fotos e vídeos enviados por internautas ao TNH1:

As fotos e vídeos mostradas nesta matéria são registros de bairros e linhas de ônibus distintas, nas partes alta e baixa da cidade.

O TNH1 entrou em contato com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), órgão responsável pela oferta e fiscalização dos coletivos na capital, para saber se a Prefeitura estuda adotar novas medidas para evitar a aglomeração de pessoas nos ônibus, a exemplo de somente permitir passageiros sentados.

A reportagem também questionou se houve diminuição da frota por parte das empresas. A SMTT ficou de enviar uma nota, mas até a publicação deste material não obtivemos resposta.

Distanciamento social

Recomendado pelas autoridades sanitárias de todo o mundo, o distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da Covid-19. A transmissão da Covid ocorre de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

TNH1.COM

Foto: Cortesia ao TNH1