Nesta quarta-feira (7), será encerrado o prazo para escolas da rede pública e privada de todo país responderem à segunda etapa do Censo Escolar 2020. Os gestores da educação devem informar dados relativos à movimentação e rendimento de alunos, além de preencher formulário acerca das estratégias adotadas pela instituição no enfrentamento às limitações impostas pela pandemia do COVID-19 no ano letivo 2020.

Ivandelma Gabriel, supervisora de Estatística e Avaliação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), explica a necessidade do procedimento. “A segunda etapa do Censo Escolar coleta as informações de rendimento e movimento do estudante e, a partir desse levantamento, são definidos os indicadores como as taxas de aprovação, reprovação e abandono”, afirma.

A inclusão do formulário eletrônico “Resposta educacional à pandemia do COVID-19 no Brasil em 2020” é a novidade desta etapa e aconteceu em virtude dos desafios enfrentados pelas instituições de ensino após a suspensão das atividades presenciais.

A partir desta realidade, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela Educacenso – decidiu aplicar o questionário para saber a situação das escolas e como elas se adaptaram à realidade imposta pela pandemia.

O procedimento precisa ser efetuado pelo Sistema Educacenso (http://censobasico.inep.gov.br/censobasico/#/).

*com Ascom Seduc

CADA MINUTO

FOTO: GOOGLE