Em edição Suplementar do Diário Oficial do Município, a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente de Maceió fez uma correção, esclarecendo que as autorizações ambientais concedidas à mineradora Braskem não são para a extração de sal-gema, como fez entender a publicação de hoje cedo. Segundo a prefeitura, a autorização se refere ao licenciamento de dois canteiros administrativos, para a gestão das ações de demolição de residências e construções no bairro Pinheiro. Com isso, o que constava na publicação anterior era o tipo de atividade desenvolvida pela empresa e não a obra autorizada, especificamente.

“A liberação é para que o empreendimento funcione na rua Professor Mário Marroquim, no Pinheiro, e não tem ligação alguma com extração de sal-gema no bairro, mas com instalação de canteiros administrativos”, diz o texto da Secretaria de Comunicação. Veja abaixo as autorizações republicadas.

Braskem também emite nota

Em nota, emitida após a imprensa divulgar a informação, a Braskem também explicou que as autorizações publicadas no Diário Oficial do Município (DOM) são para a instalação de dois canteiros para apoiar obras que serão executadas na região do Mutange. A nota da petroquímica enfatiza ainda que encerrou definitivamente extração de sal-gema. A atividade, segundo eles, “não está sendo nem será retomada”

Leia a nota na íntegra:

As Autorizações Ambientais Municipais de Implantação Nºs 014 e 015/2021, publicadas no Diário Oficial do Município de Maceió, edição desta sexta-feira, 09 de abril, dizem respeito ao pedido de instalação de dois canteiros para apoiar obras que serão executadas na região do Mutange. A Braskem reitera que encerrou definitivamente as atividades de extração de sal-gema, conforme anunciado em 2019, e essa atividade não está sendo nem será retomada.

TNH1 Com Secom Maceió
Divulgação diário oficial